Malta, a festa está aí à porta!

Monte Frio, 22 Julho 2011

Já só faltam duas semanas para a tão desejada festa do Monte Frio. O pessoal que labuta na capital apresenta-se na nossa querida terra para o sempre animado convívio anual de Agosto. Como é hábito, perspectiva-se uma festa de arromba, em louvor do nosso padroeiro, Milagroso Bom Jesus. Os mordomos prepararam o programa tradicional, num cartaz bastante completo e aliciante, que engloba as mais variadas opções musicais, desportivas e recreativas, para além das respeitadas cerimónias religiosas.

Na Sexta-feira, dia 5 de Agosto, pelas 21.00 horas, concentração no adro da capela para a realização do terço, com procissão, em louvor da Nossa Senhora da Boa Viagem. No final, pelas 22.30 horas, música e animação.

No Sábado, dia 6 de Agosto – Às 8.00 horas: alvorada, com os Bombos de S. Nicolau, dos Pardieiros, a zabumbarem pelas ruas da aldeia; às 9.00 horas, chegada da Banda Filarmónica Pátria Nova, de Coja, para uma arruada; às 10.30 horas, missa cantada, em honra do Milagroso Bom Jesus; às 11.30 horas, procissão solene pelas ruas do Monte Frio; às 13.00 horas, almoço; às 14.30 horas, abertura da Quermesse; às 16.30 horas, no Largo do Outeiro, actuação do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva; às 19.30 horas, jantar; às 22.00 horas, arraial no Largo do Outeiro, animado pela actuação do conceituado Conjunto Musical Clave; às 2.00 horas, tradicional arruada.

No Domingo, dia 7 de Agosto – Às 10.00 horas, inicio o torneio nacional de Sueca, na Sala de Convívio da CMMF; às 13.00 horas, almoço; às 14.30 horas, reabertura da Quermesse; às 15.00 horas começa o Torneio Internacional de Chinquilho (em duas pistas simultaneamente); às 16.00 horas, inicia-se o Torneio de Matraquilhos, no terraço da CMMF; às 17 horas haverá missa em louvor da Nossa Senhora da Boa Viagem. Às 22.00 horas, arraial no Largo do Outeiro, animado pelo Conjunto Musical Sons e Suadelas, de Arganil; às 23.30 horas, cerimónia de entrega de prémios respeitantes às actividades desportivas e recreativas do dia.

Como se depreende, é um bom programa para animar e divertir a malta, bom pretexto para os montefrienses se juntarem em confraternização e esquecerem as agruras da crise. Curiosamente, este ano os dias da festa coincidem com a data tradicional. Isto porque, no tempo dos nossos avós, a festa do Monte Frio era sempre nos dias 6 e 7 de Agosto, independentemente de ser ou não fim-de-semana. Isso dava azo a que amigos de outras povoações a pudessem partilhar connosco. Nos tempos que correm as opções de vida são diferentes, as ideias das pessoas são outras, muitos preferem praia ou viajar para fora. Por isso, já só vêm à terra passar o fim-de-semana da festa. Como em todas as aldeias vizinhas se pensa da mesma maneira… todos os anos as festas coincidem no mesmo fim-de-semana. Chega a haver no mesmo dia… 10, 11, 12 festas nas redondezas. E assim sendo, não dá para partilhar e cada população conta apenas com os seus para fazer a sua festa. Felizmente, o Monte Frio tem amigos que sobem a serra para conviver connosco no arraial. E como o cartaz é aliciante para o divertimento, supomos que vamos ter casa cheia.

64 º aniversário da CMMF

Como vem sendo habitual, no próximo dia 12 de Agosto, pelas 13.00 horas, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio vai festejar o 64 º aniversário da sua fundação, com a realização de um almoço comemorativo, no Salão Social da CMMF, onde se espera uma enorme afluência de associados, familiares e amigos. O preço por pessoa é de 12.50 euros e as inscrições podem ser feitas até ao dia 8 de Agosto, na sede da colectividade, em Monte Frio, ou através dos nº 235 741 549; 917 233 329; 968 084 401.

O Rei do Karaoke

Em anos anteriores deu para perceber qual a importância de uma boa sessão de Karaoke… em Monte Frio. Ou não tivéssemos o privilégio de contar nas nossas fileiras com Armando Pimenta, o conhecido Rei do Karaoke, qualidade que lhe valeu a ascensão para o estrelato, no filme de Miguel Gomes, «Aquele Querido mês de Agosto». Mas como no Monte Frio o que não falta são artistas, cantores e fadistas, este ano a coisa promete. Preparem as gargantas.

V. C.


Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.