Monte Frio – terra bela Sítio de paragem obrigatória

Monte Frio, 08 Abril 2013

O mês de Março de 2013 ficará assinalado como o da concretização definitiva de um projeto ambicioso da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. O Salão Social está pronto e devidamente legalizado. A licença de utilização da câmara municipal, bem como o registo na repartição de finanças, com respetivo valor patrimonial (para efeitos de IMI), conferem-lhe autenticidade de edifício adequado para estar integrado no circuito turístico do concelho de Arganil, qual estabelecimento de bar/restaurante, situado num tranquilo e apetecível local panorâmico… sítio de paragem obrigatória. Ainda mais, complementado por uma agradável esplanada/jardim e um privilegiado miradouro natural, onde se pode disfrutar o mais belo pôr-do-sol. É com orgulho e regozijo que sentimos o Monte Frio na vanguarda do progresso serrano, dando conta dos muitos elogios que esta obra tem merecido, especialmente de pessoas de fora da terra, gente de vários quadrantes. Numa altura em que sabemos do encerramento de algumas casas de convívio em aldeias serranas, é com satisfação que registamos, nos primeiros dias de funcionamento, a presença de vários amigos, que escolheram este nosso espaço para confraternizar. Não presenciámos as jantaradas de fim-de-semana com o grupo das concertinas da Pampilhosa. Mas estivemos no convívio dos caçadores (gente 5 estrelas), também ao jantar promovido pelo nosso consócio Fernando Madeira… com os amigos do Ribeiro. E num dia de tanta chuva, nada melhor do que uma boa sessão de sueca ou dominó.

Centro Social melhorado

Depois de ultrapassadas algumas questões, entre a CMMF e o Centro Social e Paroquial da Benfeita, motivadas pela exigência da insensibilidade de quem decide, no sentido de se efetuarem obras de requalificação da Sala de Convívio da CMMF (de certo modo vultosas e incomportáveis), os utentes continuam a usufruir do espaço onde diariamente funciona a extensão do Centro de Dia, em Monte Frio.

Após algumas reuniões na Benfeita e em Coimbra e troca de correspondência, com a direção do Centro Social, chegou-se finalmente ao consenso de que tudo se resolveria com pequenos melhoramentos. A direção da CMMF argumentou sempre com a falta de meios financeiros para custear obras e assumiu a bondade das instalações existentes, um amplo espaço térreo, bastante arejado, recatado, onde os idosos utentes se sentem «às mil maravilhas», com duas casas de banho, vários armários, mobiliário condizente, grande lareira (para o inverno) e ventoinhas no teto (para o verão).

Com efeito, nos últimos tempos, para além de uma limpeza geral de manutenção, foram executadas algumas melhorias como: a colocação de um termoacumulador na cozinha, para garantia de água quente para lavar a loiça; e a aquisição de um fogão elétrico para aquecer a comida. Também o aparelho de televisão, oferecido pelo Armando Pimenta à Comissão, foi colocado na Sala de Convívio. Enfim, os nossos idosos sentem-se ali… lindamente. Que Deus lhes dê muita saúde para usufruírem por muitos e muitos anos daquele nosso rico espaço.

Mais dez bancos novos

Para além da aquisição de todo o equipamento necessário para funcionamento do Salão Social, a direção da comissão mandou fazer mais dez bancos de madeira (corridos), para juntar aos já existentes, perfazendo um número que julgamos suficiente para utilizar nos almoços comemorativos da CMMF, bem como noutros eventos e atividades que a população decida realizar.

Relatório e Contas 2012 aprovados por unanimidade

A assembleia geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, presidida por Fernando Gonçalves Carvalho e secretariada por Maria Adelaide Costa, reuniu-se no passado dia 25 de Março, na Casa da Comarca de Arganil, em Lisboa. As contas respeitantes ao ano 2012 foram explanadas pelo tesoureiro Orlando Henriques Moura, tendo sido aprovadas por unanimidade, o mesmo acontecendo com o Relatório e o Parecer do Conselho Fiscal, apresentado pelo respetivo presidente, Tiago Henriques Ferreira, de cujo conteúdo se destacam as seguintes passagens:

- «… Como corolário de dez anos de trabalho desta Comissão, a obra feita está bem à vista, com instalações, infraestruturas e equipamentos, que passaram a fazer parte do património comum da nossa aldeia, valorizando-a grandemente, principalmente a zona do Outeiro, proporcionando condições de convívio amplamente melhoradas e à disposição de todos».

- «… Destaque-se ainda que foi obtida a Licença de Utilização das instalações a nível municipal, o que permite a exploração futura do Salão Social sem qualquer condicionalismo…»

- «… Têm de ser reconhecidos: toda a dedicação que esta direção sempre demonstrou na condução da sua atividade; o empenho que colocou nas suas ações; e a sua entrega pessoal a esta causa, sem a qual não teriam sido abertas portas que trouxeram para a nossa aldeia o interesse e envolvimento de outras entidades…»

O presidente da direção, Vítor Cândido, com alguma emoção, deu conta do seu orgulho pela obra feita, ressalvando a enorme valorização do património imobiliário pertencente à coletividade e agradeceu, mais uma vez, a todos os montefrienses e amigos que contribuíram generosamente para tal empreendimento, relevando o suporte financeiro (quando necessário) do amigo Fernando Carvalho e a constante disponibilidade do presidente da ADIBER, Miguel Ventura, no apoio de uma candidatura feita àquela instituição, no âmbito do PRODER, a qual, depois de muito trabalho e burocracias, e várias idas a Góis, proporcionou a libertação duma verba importantíssima para a conclusão do projeto. O que muito agradecemos…

Falou ainda da importância da construção do miradouro do Outeiro, obra inaugurada em Agosto, patrocinada pela autarquia e efetuada pela Junta de Freguesia da Benfeita, sublinhando o empenhamento do presidente Alfredo Martins. É um local maravilhoso.

Referindo-se, por fim, à recente construção da esplanada/jardim contígua ao Salão Social, Vítor Cândido deu conta de que já só falta liquidar cerca de dez mil euros desta obra, apelando aos seus pares para que se empenhem, mais uma vez, num peditório junto dos montefrienses e amigos, no sentido de se arranjar tal verba a muito curto prazo.

Bacalhau com broa

Por sugestão do amigo Carlos Manuel, presidente da Casa da Comarca de Arganil, na Rua da Fé, 23, em Lisboa, alguns elementos dos Corpos Gerentes da CMMF decidiram jantar naquela casa concelhia, onde, ao longo de décadas, tem sido ponto de encontro de muitos conterrâneos arganilenses.  Uma mesa corrida, quinze/dezasseis pessoas a comerem o saboroso bacalhau com broa e couves, especialidade da casa, servido pela simpática Paula Silva. Saborosas entradas, bom vinho, preço acessível. Recomenda-se.

V. C.


1 comentário para “Monte Frio – terra bela Sítio de paragem obrigatória”

  1. Caro Vitor: Quem não acompanhou o processo a que te referes pensará que há divergências entre a CMMF e o CSPB, o que não é verdade. Além disso o Centro Regional de Segurança Social ainda não emitiu parecer favorável. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça. Penso que sabes que o custo do termoacumulador foi suportado pelo Centro Social Paroquial de Benfeita, conforme acordo entre as partes, tendo a Comissão de Monte Frio suportado a mão-de-obra. Penso que se impunha este esclarecimento, em nome das boas relações associativas e solidárias, entre as pessoas e instituições. Um forte abraço do teu amigo Carlos Cerejeira.

    Carlos Cerejeira, 9 de Abril de 2013, 20:09.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.