Condolências pela D. Silvéria Peres

Monte Frio, 22 Julho 2011

Faleceu em Lisboa, no passado dia 2 de Julho, D. Silvéria Pimenta Peres, de 86 anos, sócia da CMMF, filha do saudoso António Peres, que foi fundador, sócio nº 1 e primeiro presidente da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.

É com enorme pesar que vemos partir mais uma filha do Monte Frio. Sobretudo, porque era a nossa vizinha da frente, a imagem permanente naquela janela do primeiro andar, qual sentinela atenta às movimentações da rua principal e do Largo da Fonte. Uma palavra, um aceno de cumprimento… e muita afinidade com a minha mãe. Na juventude foram muito chegadas, grandes amigas na adolescência: «Vizinhas e com pouca diferença de idade, fomos sempre muito amigas. A Silvéria, filha do senhor António Peres (homem de grande respeito na nossa terra), era menina de Lisboa e quando vinha de férias para o Monte Frio ia ter comigo à fazenda (aos Portos), para conversar, enquanto eu regava o milho ou roçava uma paveia de mato. Gostava do Morgado…», recordou minha adorada mãe, Assunção Martins, que acrescentou uma curiosidade: «Sabes? A Silvéria queria ser tua madrinha. Certa vez, viajamos juntas no comboio para Lisboa e eu confidenciei-lhe que estava grávida. E ela, para mostrar sua amizade, disse logo que queria ser a madrinha». Por acaso acabou por não ser. Mas ela, em vida, lembrava-mo frequentemente: «Estive para ser tua madrinha!»

Enfim, mais um bocado do Monte Frio que desaparece e mais uma janela que se encerra definitivamente, nos moldes em que era habitada. Vão longe os tempos em que Daniel, marido falecido da D. Silvéria, sempre a fumar, passava horas a observar a rua ou a olhar para o horizonte, lá na Deguimbra. Felizmente a D. Silvéria deixa família numerosa e dedicadíssima ao Monte Frio, terra bela, e à sua Comissão de Melhoramentos: o irmão Antero Peres e os sobrinhos Eduardo Peres, Francisco José e Margarida, já são os mais idosos de uma família bem numerosa, toda vacinada pela mística montefriense.

Em nome da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, apresentamos condolências a toda a família da falecida D. Silvéria Peres. Que descanse em paz!

V. C.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.