Festa em Soito da Ruiva – 15 Agosto

Soito da Ruiva, 15 Setembro 2010

Devido a vários problemas de ordem técnica e outros foi impossível colocar on-line atempadamente toda a actividade, das colectividades do Soito da Ruiva, durante o mês de Agosto.

Hoje damos conta do que foi a festa com temática árabe, já noticiada por vários órgãos de comunicação local.

Inspirados sob o tema das lendas de mouros e mouras encantadas e das suas memórias e tradições, tentou recriar-se em Soito da Ruiva um ambiente árabe. Enquanto uns faziam as suas compras no souk (mercado árabe), outros fumavam Shisha (cachimbo de água)  e tomavam chá de menta.

Todos prepararam o seu disfarce inspirados no tema e nem o amigo Rouxinol de Pomares escapou, transformando-se num verdadeiro Touareg  A música árabe também não faltava e foi ao som desta música que a jovem Angela Guerreiro nos surpreendeu a todos com uma espectacular demonstração de dança do ventre, tipicamente oriental. Para quem está habituado a ver este tipo de dança no médio oriente (com especialistas), pode afirmar que a demonstração foi ao mais alto nível. Espectacular!!! Obrigado Angela pelo brilho que deste a esta festa!!!

Durante a tarde, o Ti Anibal José, de microfone na mão, contava-nos as lendas de mouros e mouras encantadas que, desde menino, ouvia contar na sua actividade de pastor pela serra, dando-nos assim o seu testemunho e transmitindo-nos, pelas lendas, as nossas origens e as nossas tradições. Uma grande lição para os mais pequenos que ouviam atentamente.

Vários foram os amigos que nos visitaram neste dia podendo partilhar momentos de grande boa disposição; entre eles o Dr. Manuel de Campos Mendes e família, o Dr. Eugénio Froís, o nosso amigo Carlos de São Romão e o Sr. Amândio Diniz, Presidente de Junta de Freguesia de Pomares que, nesse mesmo dia, atribuiu um subsidio ao Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva pela sua actividade cultural em prol da freguesia. O GDCSR agradece publicamente o apoio e a colaboração sempre pela Junta de Freguesia de Pomares.

O balanço dos festejos de 2010 em Soito da Ruiva é muito positivo, apesar de todos os contratempos que se viveram este ano.

Ficam, para recordar, as fotografias desta festa árabe que ficará na memória de todos 

3 comentários para “Festa em Soito da Ruiva – 15 Agosto”

  1. Tantos elogios à dançarina e nem um foto da dança do ventre?

    Pieter Somsen, 16 de Setembro de 2010, 8:51.

  2. Olá Pieter!

    Tens toda a razão… mas ainda vais ter uma supresa!
    Beijinhos

    Teresa Neves

    TERESA NEVES, 16 de Setembro de 2010, 10:31.

  3. Espectacular iniciativa destes amigos que já em nada me surpreendem! E que pena eu tive de não poder estar presente…
    Também me recordo de, em pequenina, me falarem de lendas de moiras encantadas, de extraordinária beleza que viveram nossa serra. Ao ver as fotografias, começo a pensar que existe alguma verdade nessas lendas, pois as moiras que o Soito da Ruiva desencantou são mesmo bonitas. Mas os mouros também estavam todos muito bem. Parabéns e faço votos para que a imaginação se mantenha para pôr a nossa freguesia a “mexer”.
    Um grande beijinho e a minha admiração sincera.
    Lourdes

    Maria de Lourdes, 16 de Setembro de 2010, 16:41.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.