GDC Soito da Ruiva no Trinhão – 21 Agosto

Soito da Ruiva, 16 Setembro 2010

Actualizando as notícias sobre a actividade em Soito da Ruiva durante o mês de Agosto… Lembramos hoje a actuação do Grupo de Danças e Cantares no Trinhão a 21 de Agosto.

Pelas suas ligações familiares ao Trinhão, um dos grandes entusiastas desta actuação era o saudoso elemento do GDCSR Manuel Grácio Francisco. A sua ansiedade esperando este dia era inexplicável. O grupo já tínha estado anteriormente no Trinhão e ele recordava com imensa satisfação e orgulho a roda “ao fado” nessa actuação, dizia ele  ” a roda com mais pares que já alguma vez  tivemos nas nossas actuações”. O Fado à moda da nossa terra era a “moda” que mais gostava e a sua forma de cantar  impossível de imitar. “Estava-lhe no sangue”!

Por ironia do destino, dias antes desta actuação, o Ti Manuel Grácio, “deixa-nos” de uma forma trágica mas no meio dos amigos do GDCSR em convívio. Parece que escolheu o dia!

Perante todos estes factos que melhor homenagem lhe prestar do que manter a actividade do GDCSR e ir actuar ao Trinhão!

Apesar da tristeza perceptível em todos os rostos dos elementos do GDCSR a actuação no Trinhão foi uma justa homenagem. O grupo cantou “ao Fado” as quadras sempre cantadas pelo Ti Manuel Grácio, o seu afilhado Fernando Bento (casado com a Maria, oriunda do Trinhão) desfilou com o grupo, transportando a guitarra do Ti Manel e o chapéu novo que ele tinha comprado propositadamente para este actuação, e o Presidente da Associação Trinhaense de Desenvolvimento e Solidariedade decretou um minuto de silêncio, antes da actuação, em sua memória.

Todos sentiram o Ti Manuel Grácio na sua presença e foram momentos que qualquer elemento do grupo nunca esquecerá!

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.