Soito da Ruiva a Cantar as Janeiras II

Soito da Ruiva, 03 Janeiro 2013

A convite da Junta de Freguesia da Cova da Piedade, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva cantou ontem as Janeiras na Cooperativa Piedense. Esta é uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia local, há já alguns anos, em que participam os grupos culturais da freguesia. É sem duvida um momento de convívio muito interessante e saudável proporcionado pelo Presidente Ricardo Louçã. Juntamente com os grupos já habituais (ComTradições, GDCSR, Al-Madan, Grupo Etnográfico da Cova da Piedade, Grupo Alma Alentejana) esteve desta vez presente um grupo de origem Moldava (Associação das Mulheres da Moldávia) residente na Cova da Piedade e que, com os seus cânticos de Natal / Janeiras, muito valorizou este evento,  de troca e partilha de culturas. O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva saudou de uma forma especial este grupo, com quem se identificou, pois também os seus antepassados escolheram esta região para procurar trabalho e melhorar a sua condição de vida e, seguramente, nos anos 30 e 40 do século passado, a mudança de vida do Soito da Ruiva para a grande Lisboa, não teria sido muito diferente das condições actuais, provocadas pela emigração da Moldávia para Portugal. Que sejam tão bem acolhidos na Cova da Piedade como foram os seus antepassados, foi o desejo de todos os elementos do GDCSR.

Desta vez o GDCSR contou, pela primeira vez,  com a participação de vários elementos do grupo ComTradições que se disponibilizaram para integrar o grupo. Soito da Ruiva fica muito grato por esta atitude dos amigos ComTradições que serão acolhidos como filhos da terra. Sejam bemvindos e obrigados pela vossa disponibilidade e apoio incondicional desde sempre.

Resumindo, o dia de ontem foi muito bem passado e o GDCSR espera poder participar sempre neste evento, desejando as maiores felicidades para este ano novo que se prevê menos bom. Com a força e a união de todos venceremos todos os obstáculos! FELIZ ANO NOVO para a Cova da Piedade e sua Junta de Freguesia!

As boas vindas do Presidente Ricardo Louçã

 

Actuação da Associação de Mulheres da Moldávia

Actuação do GDCSR

Grupo Almadan

E a Alma Alentejana com o seu Cante ao Menino…

Segue-se o Grupo Etnográfico da Cova da Piedade…

A vez das Cantadeiras da Alma Alentejana…

E por último o grupo ComTradições… Desta vez com 2 elementos a actuar pela primeira vez: a Adelina e José Niz que integraram o grupo recentemente.

No final os agradecimentos de Ricardo Louçã, com votos de Feliz Ano Novo sugerindo uma actuação conjunta da todos os grupos. Após um alegre e participado “Natal dos Simples” de Zeca Afonso, seguiu-se uma Ceia  de Reis, em fraterno convívio, oferecida a todos os grupos presentes.

Consulte mais fotos em:

http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.444254982296018&type=1&__req=10#!/media/set/?set=oa.444254982296018&type=1

1 comentário para “Soito da Ruiva a Cantar as Janeiras II”

  1. Uma vez mais servio de palco o magnífico Salão de festas da Cooperativa de Consumo Piedense, cedido para uma iniciativa da Junta de Freguesia da Cova da Piedade,que, convidando Grupos Culturais e população em geral para assistir a mais um ” Cantar das Janeiras 2013″ Foi de facto um espectáculo que, já estamos habituados a assistir. Está de parabens a J.F. Cova da Piedade, bem como todos os grupos participantes, Assim Como a Cooperativa de C. Piedense cedendo as suas instalaçôes para estes e outros inventos que, o povo Piedense bem merece…..Para todos bem hajam e votos de Bom Ano…..

    José Oliveira, 3 de Janeiro de 2013, 17:38.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.