Contas 2011 aprovadas – Presidente aclamado

Monte Frio, 27 Março 2012

Conforme estava programado, realizou-se na passada sexta-feira, dia 16 de Março, a Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, cuja ordem de trabalhos visava a análise e votação do Relatório e Contas respeitantes ao ano 2011. A reunião teve lugar no amplo salão da Casa da Comarca de Arganil, em Lisboa, e envolveu cerca de três dezenas de associados da CMMF, apesar da inevitável concorrência (nessa mesma noite) dos jogos de futebol: Benfica-Beira Mar (no Estádio da Luz) e Nacional-FC Porto (na Madeira).

O presidente da mesa da AG, Fernando Gonçalves Carvalho, dirigiu os trabalhos, tendo a seu lado o vice-presidente, José António Campelo Amaral e a secretária Maria Adelaide Costa. Antes de entrar na ordem dos trabalhos, Fernando Carvalho recordou os sócios da CMMF falecidos ao longo do ano, cumprindo-se um minuto de silêncio em sua memória.

O tesoureiro, Orlando Henriques Moura, explicou detalhadamente as receitas e despesas inseridas nas contas do balanço anual. Contudo, o saldo final acabaria por ser bem diferente, uma vez que a direção assumiu avançar para a conclusão das obras (acabamentos) do Salão Social, que consistiu num investimento bastante superior. A verdade é que se pagou ao empreiteiro cerca de 25 mil euros, provenientes dos saldos existentes do antecedente e de alguns donativos entretanto conseguidos, no peditório.

Contas aprovadas por unanimidade

O presidente do Conselho Fiscal, Tiago Henriques Ferreira leu o relatório com o parecer favorável à aprovação das contas, onde elogiou a «atividade financeira equilibrada e ajustada aos princípios da CMMF», destacando as «iniciativas levadas a cabo pela Direção, já não apenas no mês de Agosto – as quais, como é tradição, incluíram diversos almoços, jantares, rifas, sorteios, leilões – mas também outros eventos, que devem repetir-se, como o Torneio de Futebol, em Maio de 2011». E o presidente do CF ressalva que «nunca é demais frisar – e é, também, um facto evidente nas contas de 2011, como, aliás, já fora nos anos anteriores – que nada se teria conseguido sem o apoio e a generosidade dos sócios e populares amigos, que se juntaram para, com donativos relevantes, tornarem todas as iniciativas da direção em importantes marcos da atividade da CMMF».

Do relatório do CF consta ainda uma referência especial para a recente criação do Site da CMMF, como «um marco importante na atividade desta CMMF, que esperamos não só contribua, ainda que indiretamente, para potenciar a situação financeira da coletividade, mas acima de tudo, que contribua, de forma decisiva, para unir ainda mais os montefrienses e amigos, no espírito bairrista e nos valores tão positivos que a nossa terra sempre transmitiu ao longo dos tempos».

Por fim, o registo de significativo louvor «à dedicação e ao esforço que esta Direção fez e continua a fazer, pelos vários melhoramentos em prol da nossa aldeia, e uma palavra de incentivo para que prossiga com o empenho e envolvimento demonstrados».

Foram, então, postos à votação, o Relatório e Contas referentes ao ano 2011, tendo sido aprovados por unanimidade.

O segundo ponto da Ordem de Trabalhos resumiu-se, praticamente, a uma dissertação do presidente da Direção, Vítor Cândido, sobre todas as realizações feitas, ou em curso, na nossa aldeia, designadamente as várias obras no Largo do Outeiro. Deu conta, por exemplo, de que o miradouro está quase concluído, bonito melhoramento, com piso em pedra de xisto, obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Arganil, que vai beneficiar, de forma acentuada, a beleza natural da nossa ‘sala de visitas’; também esclareceu a assembleia sobre a aprovação de um subsídio, para ajudar na conclusão do Salão Social, proveniente de uma candidatura, feita através da ADIBER, cuja atribuição teve em conta o facto do edifício do Salão Social já estar construído e (para além da melhoria das condições de vida social e recreativa da população) também, pela sua importância em termos de oferta turística, enquanto unidade situada no circuito turístico do Açor. Falou ainda da construção da esplanada contígua ao Salão Social, uma obra para avançar de imediato, uma vez que (já existem orçamentos, na ordem dos quinze mil euros) não pode dissociar-se das restantes operações, já que faz parte do complexo em construção. Os tempos são difíceis mas a solução é a do costume… tem de passar pelo peditório junto dos montefrienses.

Elogios e agradecimentos

Na sequência da sua dissertação, o presidente Vítor Cândido passou então aos elogios e agradecimentos (para ficar em acta), começando pelos companheiros dos órgãos sociais que o têm ajudado a concretizar tantas iniciativas e melhoramentos, referindo-se especialmente ao António Castanheira, presidente da delegação  em Monte Frio: «No meio de tantas obras e de tanto expediente é gratificante para um presidente à distância, poder contar com um homem de confiança, especialista, que sabe tudo o que respeita a obras e construções, que se interessa pela nossa terra, que sabe dar opinião e está sempre disponível para dar uma mãozinha aqui ou ali».

Vítor Cândido avançou com um agradecimento especial para os jovens elementos da CMMF que criaram e lançaram recentemente, com grande sucesso, o Site da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio (cmmontefrio.com): «É um marco histórico da coletividade, o ponto de encontro de todos os montefrienses e amigos, é a comunicação social da nossa população. A partir de agora, nada será como dantes. Ali podemos conviver, ali teremos para ver e recordar tudo o que diga respeito à nossa querida terra». Referiu o apoio generoso de Fernando Carvalho e, depois, agradeceu publicamente a quem mais tem ajudado a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio nos seus empreendimentos:

- Alfredo Martins, presidente da Junta de Freguesia de Benfeita, homem inexcedível, um amigão, ‘sempre, sempre, ao lado do povo’. Já não há palavras.

- Ricardo Pereira Alves, presidente da Câmara Municipal de Arganil, porque, apesar das enormes dificuldades financeiras que a autarquia tem revelado, acabou por cumprir uma promessa de quatro anos, responsabilizando-se pela construção do miradouro do Outeiro, cuja estrutura, feita pelo pessoal da junta, muito veio embelezar o nosso Monte Frio. Além disso, mesmo não tendo possibilidade para uma ajuda financeira, nunca nos fechou a porta, nunca virou as costas à nossa luta, para engrandecer o património da aldeia. Esteve sempre ao nosso lado, inclusivamente incentivou-nos a formalizar novas candidaturas, no intuito de se conseguir um subsídio.

- Miguel Ventura, presidente da ADIBER, figura incontornável no desenvolvimento da região da Beira Serra, com um dinamismo ímpar nas suas funções. Interessou-se pela nossa obra, deu-lhe a devida importância e, para o sucesso numa candidatura aos dinheiros públicos, foi fundamental, nas suas exigências mas, também, no seu apoio moral e conselheiro.

O ponto alto da assembleia viria a acontecer na parte final. Após concluir os seus elogios e agradecimentos, o presidente Vítor Cândido foi surpreendido com uma extensa proposta feita pela mesa da Assembleia Geral, na qual foram emitidas várias referências elogiosas à sua pessoa e ao seu trabalho, pela dinâmica, determinação e empreendedorismo do líder da CMMF, em reconhecimento pela obra que está à vista. Perante o significativo elogio e agradecimento da mesa da AG ao presidente da Direção, a assembleia reagiu com uma forte e sentida aclamação. Que melhor forma de terminar uma assembleia.

Jantar na Casa da Comarca

Para quem não sabe, o restaurante da Casa da Comarca de Arganil está a funcionar com almoços e jantares. Por isso, a noite da Assembleia Geral acabou por ser também uma boa oportunidade para confraternização entre os montefrienses que optaram por lá jantar. Era uma mesa de vinte pessoas, tudo bem servido, boa cozinha, bom ambiente, pessoal simpático. No final da reunião continuou o convívio no bar, as minis levaram uma «coça» e ficou a promessa de ali voltarmos brevemente para, então sim, atacarmos uma tibornada de bacalhau ou uma caçoila de chanfana, especialidades da casa.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.