GDCSR no V Encontro Intercultural de Saberes e Sabores

Soito da Ruiva, 01 Fevereiro 2012

No passado fim de semana o Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva, a convite do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (Corroios), participou no V Encontro Inter cultural de Saberes e Sabores, que se realizou de 24 a 29 de Janeiro. A participação do GDCSR foi composta de uma actuação no dia 27 de Janeiro e um stand de venda produtos regionais durante todo o fim de semana.

 Este é um evento com uma grande projecção na freguesia de Corroios, concelho do Seixal e que conta com a participação de diversos grupos culturais há muito radicados no concelho do Seixal. Desde a Beira ao Alentejo, transpondo as barreiras internacionais, todos participam mostrando o que de melhor tem as suas raízes culturais. Durante os dias do certame houve mostras de gastronomia e artesanto e os espectáculos musicais, permanentemente no palco principal, davam a conhecer ao público a cultura de vários pontos do nosso país, bem como de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Moldávia, Rússia, Brasil e Cuba.

 Devemos salientar que, como já vem acontecendo no concelho de Almada, o GDCSR foi acolhido de uma forma notável por todo o executivo autárquico da freguesia de Corroios e Concelho do Seixal. O mesmo se deve dizer da direcção do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, colectividade de referência na região, que apostaram em força na participação do GDCSR, dando-lhe sempre uma atenção especial, a qual o GDCSR só tem de agradecer entusiasticamente.

O GDCSR agradece publicamente a todos os conterrâneos que os visitaram e a saudação especial vai para todos os que, oriundos do concelho de Arganil, reponderam ao apelo e participam nas suas actividades apoiando desta forma o grupo. Não vamos enumerar todas as aldeias presentes no stand do GDCSR, porque foram muitas e não queremos esquecer nenhuma. A todos muito obrigado!

Todos sabemos que a participação, em iniciativas como esta, exige um grande esforço dos elementos do GDCSR e que também são estes eventos que, através dos fundos que se conseguem angariar, tornam possíveis os melhoramentos da nossa terra. Neste aspecto devemos tornar publico que, novamente e à semelhança da época natalícia, os elementos do GDCSR se empenharam em força na confecção de broa e coscoreis. Sendo estes os produtos mais procurados, foram amassados mais de 60 kg de farinha para confecção de coscoreis (sábado e Domingo) e em relação à broa de milho, “desapareceram” mais de 80 unidades num ápice.

Perante os factos e sem vaidade… na realidade, com muito trabalho mas muito felizes… SOITO DA RUIVA, como sempre, de PARABÉNS!!!!

Actuação do GDCSR…

A banca…

A venda…sempre com caras conhecidas.

O publico… também caras conhecidas.

Os espectaculos…

Soito da Ruiva muito bem acolhido pela autarquia local e organização.

1 comentário para “GDCSR no V Encontro Intercultural de Saberes e Sabores”

  1. Foi um grande prazer e honra para o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, para os seus associados, para a sua Direção e para o seu Presidente, receber as gentes de Soito da Ruiva. Através do seu Stand e do Grupo de Danças e Cantares, os numerosos visitantes puderam apreciar a alegria, as tradições, a arte, os usos e costumes, o artesanato e a gastronomia desta região de Portugal. Todos ficámos enriquecidos. Por isso, esta sua participação no V Encontro Intercultural revestiu-se de um significado especial. Foi para dar a conhecer o que é autenticamente popular como foi este caso que fizemos estas cinco edições do Encontro Intercultural de Saberes e Sabores.
    Muito obrigado a todos.
    José Torres

    José Torres, 2 de Fevereiro de 2012, 20:58.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.