Falecimento em Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 18 Agosto 2010

Hoje em Soito da Ruiva vivem-se momentos de grande tristeza e consternação.

Depois de um dia de grande animação e convívio na aldeia, faleceu de forma inesperada, ontem à noite, Manuel Grácio Francisco. Mais conhecido pelo Ti Manel. Já com mais de 80 anos era o membro mais velho e um dos mais activos do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva. Grande amigo do grupo, era uma pessoa com um dinamismo incomparável, amigo do seu amigo e com muita vontade de conviver e partilhar a vida com “os do Soito da Ruiva”.

Deixa-nos uma grande saudade,  inumeras memorias e o seu habitual sorriso.

Aguarda-se neste momento a chegada do seu corpo para a capela do Soito da Ruiva e o seu funeral sairá amanhã de manhã para o Cemitério de Almada, sua terra de acolhimento. O funeral realiza-se no Cemitério de Almada às 12h00.

Paz à sua alma! Estará sempre connosco!

Em sua memória publicamos uma fotografia do Ti Manel e um verso que os amigos lhe cantaram ontem de manhã na sua adega, quando os recebeu para a prova do seu vinho.

Seja branco ou seja tinto

Não importa a cor que tem

Na casa do amigo Manel

Todo ele sabe bem!

3 comentários para “Falecimento em Soito da Ruiva”

  1. Caros Amigos de Soito da Ruiva e da Cova da Piedade,

    É com muito pesar e consternação que recebo esta triste notícia.

    Se havia alguém que não merecia deixar-nos assim, era sem dúvida o Ti Manel.

    Mal conheci este Senhor… mas o pouco tempo que tive o prazer de conviver com ele, foi muito gratificante e… infelizmente foi pouco!

    Deixo aqui o meu testemunho, sobre a Boa Pessoa que foi para mim o Ti Manel:

    Estive com ele na Cova da Piedade no dia das burricadas de 2010, onde criamos uma empatia entre os dois, ao tentarmos que os dois grupos, “O Comtradições” e o “G.D.C. de Soito da Ruiva”, tocassem e cantassem as mesmas canções. Para isso, o Ti Manel e eu, ensinamos discretamente um ao outro os acordes que devíamos tocar nas nossas guitarras, através do olhar no momento certo da mudança de acorde.

    No fim te termos cantado e tocado as canções em conjunto, ficamos um bocado à conversa, como que a cimentar a nossa amizade depois desta nossa cumplicidade através da música.

    Enquanto aguardávamos pela chegada da burricada, o Ti Manel e os seus colegas do Grupo não descansavam a convidar-me a provar as delícias de Soito da Ruiva, que o Grupo tinha trazido para o pic-nic no relvado. Foi aqui que me apercebi, como estes nossos amigos eram e são Pessoas especiais.

    Que bela tarde se passou ali, no convívio entre os dois Grupos.

    Esta nossa amizade, criada através da música e do tocar das nossas guitarras, fez com que, ao nos encontrarmos em Soito da Ruiva, eu e o Ti Manel tivéssemos uma longa conversa na Noite de Sábado, dia 14, onde o Ti Manel me contou o truque que ele usava para não partir tantas cordas da Guitarra…

    … ele afinava a sua Guitarra dois tons abaixo… e tocava dois tons a cima ! – Assim, a sua guitarra estava no tom certo das músicas e as cordas não estavam tão tensas. (Isto era o engenho do Ti Manel para poupar a sua guitarrinha… as cordas sempre foram caras! – o primeiro conjunto que comprou custou-lhe 7$50, em tempos que já lá vão)

    O Ti Manel não me deixou ir deitar nesse dia, sem primeiro provar a sua jeropiga e o seu licor de café … Foi com todo o gosto que eu e o João Brito, meu colega do Comtradições, fomos com o Ti Manel à adega da sua casa de Soito da Ruiva, provar tão deliciosos nectares.

    Mostrou-nos a sua casa, onde tinha tudo preparado para nos receber, no caso da necessidade de serem necessários mais quartos para alojar o Grupo Comtradições.

    No dia seguinte, Domingo dia 15, lá estava o Ti Manel pontual na arruada, com o seu fato de noivo, chapéu e sua guitarra … impecável a tocar e cantar de porta em porta, percorrendo toda a Aldeia. Aquele fato ficava-lhe como uma luva !

    Pela sua amizade e hospitalidade desinteressada, pela sua história de vida e amor pela sua Terra, pelo seu interesse em participar de forma activa num Grupo, que para além da amizade e convívio, preza e mantém vivos os valores culturais da Sua Terra e das Suas Gentes, o Ti Manel merece o meu imenso respeito e o terei sempre a minha lembrança.

    Fica aqui a minha homenagem a este Senhor.

    Que a sua alma descanse em Paz.

    Para todos os familiares, amigos e colegas do G.D.C de Soito da Ruiva, o meu profundo pesar.

    Aarão Ferreira

    Aarão Ferreira, 19 de Agosto de 2010, 18:04.

  2. A todo o GDCSOITO DA RUIVA, pela perda de um dos seus mais nobres colaboradores,e que muitos de vós estimavam,e á sua familia enlutada,só me resta enviar os meus mais sentidos pêsamos.Mário Tavares

    Mário Tavares, 19 de Agosto de 2010, 22:38.

  3. Preparava-me para em nome de grupo Comtradições e por este meio, agradecer ao GDC de Soito da Ruiva e todas as gentes desta localidade, a forma tão simpática como fomos recebidos no fim-de-semana de 14 e 15 de Agosto (simpatia é um adjectivo que, decerto, não é suficientemente eloquente para descrever o sentimento que em todos nós pairou), quando fui surpreendido pela notícia da morte do senhor Manuel Francisco (para os amigos, o Ti Manel).
    O “Ti Manel” já partiu, mas nunca será tarde para lhe agradecer os dois maravilhosos dias que ele e todos os seus conterrâneos nos fizeram passar.
    Os sons do seu instrumento e o seu simpático sorriso naquelas inesquecíveis “arruadas” pairarão continuadamente na nossa memória. Obrigado “Ti Manel”, e até sempre.
    Aos nossos amigos do GDC de Soito da Ruiva e, em especial, aos familiares do nosso querido amigo, o grupo “Comtradições” endereça as mais sentidas condolências.

    Grupo "Comtradições", 23 de Agosto de 2010, 13:05.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.