Feira das Freguesias I

Soito da Ruiva, 12 Junho 2013

 Mais uma vez o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva representou a freguesia de Pomares na Feira das Freguesias em Arganil, que se realizou no passado fim-de-semana (de 7 a 9 de Junho).

 Na verdade, pela previsão das condições climatéricas, adivinhava-se uma pouca afluência de público a esta feira mas os nossos amigos, mesmo com condições adversas, não deixaram de nos visitar, proporcionando-nos um dos melhores anos de participação na Feira das Freguesias, em todos os níveis.

Num ano marcado pela “partida” da Rosa Castanheira, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva foi galardoado com o 1º prémio de Sobremesas (colectividades) com os coscoreis, área em que a Rosa tanto ajudou ao longo destes 8 anos de Feira das Freguesias. Certamente onde ela estiver, estará feliz com este prémio que também é dela.

 Como habitualmente a Feira das Freguesias abriu na Sexta-feira mas desde o início da semana que, no Soito da Ruiva, a azafama foi muita. Com o apoio incondicional da Junta de Freguesia de Pomares, do seu presidente e do seu staff, todo o material necessário era carregado para Arganil. Na sexta-feira de manhã, de todos os fornos a lenha do Soito da Ruiva, saíam broas de milho, chanfana e tigelada. Tudo confeccionado à moda antiga, de acordo com os requisitos que uma Mostra Gastronómica merece.

 

 No final do dia, antes da abertura, já tudo estava preparado na tasquinha da freguesia de Pomares.

 

Pelas 19h00, na Praça Simões Dias, inaugurava-se a VIII edição da Feira das Freguesias de Arganil, seguindo-se a visita dos autarcas e convidados a todas as tasquinhas acompanhados do, já bem conhecido grupo, AFADixie de Arganil.

 

E pela noite dentro, vários foram os amigos que visitaram a nossa tasquinha, alguns deles da freguesia de Pomares. Os coscoreis, muito procurados, sempre a sair quentinhos e, apesar da noite fria, o ambiente era caloroso com muita animação.

 

  Na cozinha não havia “mãos a medir”, o bar a funcioanr em pleno e no serviço de mesas uma equipa jovem e simpática que, como alguém diz, “ já dá cartas”…

 

1 comentário para “Feira das Freguesias I”

  1. Parabéns.
    Vós sois uma maquina de trabalho. Diz o povo, “que mais vale um bom mandador, que um bom trabalhador”. Vocês, mandais bem e trabalham ainda melhor.
    Deus vos dê sempre força, coragem e determinação para nunca esmorecerem na vossa luta.
    Da parte do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, o nosso bem-haja, por a forma magnifica como nos receberam na tasquinha de Pomares, por vós representada.
    Um grande abraço a todos vós e mais uma vez, obrigado!
    Odete Francisco

    Odete, 12 de Junho de 2013, 19:01.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.