Soito da Ruiva na Feira das Freguesias

Soito da Ruiva, 14 Junho 2012

Como havíamos já anunciado o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva representou a Freguesia de Pomares na 7ª edição da Feira das Freguesias em Arganil, que se realizou no passado fim-de-semana (de 8 a 10 de Junho).

Na sexta feira , depois da cerimónia de abertura, todos os convidados percorreram as tasquinhas participantes (acompanhados pelo excelente grupo musical AfaDixie) provando as iguarias que cada freguesia apresentava nesta feira que, desde a primeira hora, se tornou uma referência em Arganil.

Comparativamente com os anos anos anteriores, embora se tivesse notado menos adesão do publico na Sexta-feira e Sábado, esta Feira das Freguesias foi mais uma vez a grande festa do povo Arganilense. Muita animação, convívio entre todas as freguesias, partilha, muita alegria… mostrando o que de melhor há em Arganil… As pessoas!!! Estas pessoas que formaram o movimento regionalista, único no país, ainda activo como se prova neste tipo de iniciativas.

O Domingo foi o dia de Pomares… 2 autocarros vindos de Lisboa, com amigos do Soito da Ruiva, para almoçar na tasquinha de Pomares e assistir às actuações dos grupos da freguesia, mais de 200 refeições servidas na tasquinha de Pomares e 3 grupos culturais da freguesia a actuar nos palcos montados para o certame: Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, Grupo Etnográfico raízes de Sobral Gordo e a Filarmónica Pomarense. Para além de ser notável a participação de 3 grupos da mesma freguesia num evento deste tipo (não haverá muitas freguesias nestas condições…)  estes grupos, incentivados pelas suas direcções e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Pomares, tomaram as suas refeições na tasquinha da sua freguesia, mostrando assim a sua solidariedade por um trabalho em prol de uma aldeia mas também em prol do desenvolvimento e da divulgação de toda a sua freguesia.

Durante todo o período da feira, como já vem sendo hábito na tasquinha da freguesia de Pomares, o coscorel foi rei. À semelhança de 2011, voltaram a ser amassados 250 kg de farinha transformados em coscoreis. De salientar que, só no Domingo, foram gastos 150Kg de farinha… Para nossa grande alegria, no concurso gastronómico, em que o Soito da Ruiva apresentou o coscorel, apesar de não termos conseguirmos alcançar o 1º prémio, sabemos que ficou muito bem classificado… O que conta é a participação mas esta notícia é mais um incentivo.

De notar ..

- A assistência prestada por toda a equipa do Município de Arganil responsável pela organização, sempre presentes em qualquer circunstância .

-  O apoio incondicional do nosso Presidente de Junta (Sr. Amândio Dinis)

- A solidariedade dos grupos da nossa freguesia (Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo e Filarmónica Pomarense)que escolhem sempre a nossa tasquinha para as suas refeições, contribuindo assim para o nosso sucesso.

- A vinda dos amigos de Lisboa que encheram dois autocarros para almoçar na nossa tasquinha.

- O empenho de  todos os elementos do GDCSR, habitantes do Soito da Ruiva e amigos  para garantir as refeições na tasquinha.
- A visita de muitos amigos (Pomarenses e não só)  durante o certame, sempre com palavras de incentivo e disponibilidade para ajudar.

As fotos mostram alguns dos momentos que se viveram, na Tasquinha de Pomares, durante a feira. Faltam fotos das actuações dos grupos da freguesia e do almoço servido no Domingo … não conseguimos estar em todo o lado.

Para o Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva o balanço é muito positivo. Como dizemos: “Cansados mas felizes!!!” Estaremos sempre disponíveis para participar!!!Até à próxima Feira das Freguesias!!!Parabéns Arganil!!!

As "Boas Vindas" na tasquinha da Freguesia de Pomares

As "Boas Vindas" na tasquinha da Freguesia de Pomares

AfaDixie

AfaDixie

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.