Miradouro do Outeiro

Monte Frio, 24 Janeiro 2012

Aqui estou hoje a informar, com natural regozijo, que o miradouro do Monte Frio vai ser uma realidade. Finalmente, arrancaram as obras de construção deste espaço privilegiado, o que vai contribuir para o embelezamento do amplo Largo do Outeiro.
Como diz o povo: «o prometido é devido». Foi o que aconteceu, neste caso, dando, assim, força a um dos mais legítimos ditados populares. A promessa da execução desta obra, a cargo da Câmara Municipal de Arganil, remonta ao ano de 2006, e foi feita pelo próprio presidente, Engenheiro Ricardo Pereira Alves, na sequência de um pedido de apoio, feito pela direcção da Comissão de Melhoramentos. Os seus custos passaram a fazer parte dos orçamentos camarários. No entanto, as bem conhecidas dificuldades financeiras, motivaram que a promessa fosse sendo protelada de ano para ano.
O arranque das obras estava previsto para o verão passado. Todavia, por razões logísticas, o inicio dos trabalhos foi sendo adiado até que, finalmente, há cerca de duas semanas, a promessa se concretizou. Autorizado pela autarquia, o presidente da Junta de Freguesia de Benfeita, Alfredo Martins, apresentou-se, com armas e bagagens, e a sua equipa de trabalhadores, para desencadear a acção. Foi com enorme satisfação que os montefrienses assistiram aos primeiros momentos de tão desejada realização. Nós próprios nos deslocámos ao Monte Frio para observar, in-loco, a primeira fase dos trabalhos. A determinação e a capacidade de trabalho do nosso presidente, Alfredo Martins, têm sido motivo para largos elogios. É ele mesmo quem se agarra a uma qualquer ferramenta, ou a uma máquina, para remover terras, abrir uma vala ou outra qualquer acção. E sabe ouvir as pessoas. Na verdadeira acepção da palavra, este é dos tais que está sempre, sempre, ao lado do povo. E o povo repara nisso e gosta de verificar o seu desempenho e a sua dedicação, enquanto líder da nossa junta de freguesia. Por isso, nunca é de mais referir o apreço que as pessoas do Monte Frio têm pelo dedicado (e bastante acessível) presidente da junta.
Na semana passada, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, engenheiro Ricardo Pereira Alves recebeu uma delegação montefriense (Vítor Cândido, António Castanheira e Orlando Moura), que incluía o presidente da Junta de Freguesia, Alfredo Martins, para uma programada reunião de trabalho, onde se definiram algumas situações (pendentes), no que diz respeito a melhoramentos na nossa aldeia.
O miradouro será definido por quatro patamares, de forma a neutralizar a inclinação natural do terreno, onde serão colocadas mesas com bancos, em madeira. A vedação, do lado da barreira, será constituída por um varandim corrido, feito de troncos de madeira. O piso será constituído por uma solução de pedra (lajes) assente na própria terra, suportado por um lancil de pedra, em todo a extensão lateral.
Estamos ansiosos para ver as obras concluídas. E, seguramente, vamos ficar orgulhosos com a beleza do nosso miradouro. Graças ao presidente da autarquia arganilense, que nos apoiou nesta concretização. Mais vale tarde… que nunca.
Candidatura da ADIBER
Entretanto, temos outra boa notícia, no que diz respeito aos acabamentos do Salão Social do Monte Frio. A candidatura apresentada pela CMMF, através da ADIBER, foi seleccionada para ser subsidiada, com as verbas destinadas ao desenvolvimento rural. Ao fim de tanto porfiar, de tantas lutas e canseiras, com múltiplas deslocações e entrevistas, para formalizar (desde 2003) quatro candidaturas (todas rejeitadas) através do DGAL (Coimbra) e duas através da ADIBER (Góis), eis que surge uma luz ao fundo do túnel a trazer-nos, finalmente, a esperança de que possa haver uma ajuda para minimizar as nossas preocupações.
Com efeito, o presidente da CMMF foi convocado para uma reunião magna, realizada no repleto auditório da ADIBER, em Góis, dirigida pelo presidente Miguel Ventura, onde estiveram presentes os representantes de todas as entidades da nossa região, com candidaturas seleccionadas. Vítor Cândido, António Castanheira e Orlando Moura estiveram em representação da CMMF, numa sessão de esclarecimento, quanto às exigências do processo a aos procedimentos a seguir, no futuro imediato.
Esplanada e parque infantil
Na reunião com o presidente da Câmara Municipal, ficámos a saber que muito brevemente estarão na nossa aldeia, as máquinas da autarquia para limpeza e abertura das estradas. Também soubemos que o cidadão inglês, proprietário da casa que ameaça ruína, no centro da povoação, já foi notificado pelos serviços competentes da CMA, no sentido de remediar o perigo em que se encontra o edifício. Também fomos informados que muito em breve será feito o alcatroamento do troço da rua principal (cerca de 20 metros), solicitado há bastante tempo.
Com o Salão Social quase pronto (falta acabar de o pagar), a CMMF vai avançar para a construção da esplanada contígua e de um pequeno parque infantil. A decisão está tomada e já existe orçamento para a empreitada, na ordem dos quinze mil euros. Na referida reunião com o presidente da câmara, foi-lhe solicitada uma pequena ajuda. Porém, a vida está difícil e, mais uma vez, serão os montefrienses (e alguns amigos) que têm de suportar o custo da obra. Quer-se com isto dizer, que os dirigentes da CMMF vão voltar à pedincha, vão bater à porta dos verdadeiros amigos da terra, para apelar à sua solidariedade e, em especial, à generosidade de cada um, na expectativa de que, apesar dos tempos difíceis de crise, o progresso avança no Monte Frio.

V. C.

1 comentário para “Miradouro do Outeiro”

  1. Só com gente assim com dinamismo e muito sacrificio é que as nossas aldeias subriverão força amigos …

    António Assunção

    voz do Goulinho, 25 de Janeiro de 2012, 10:39.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.