Aldeias de Memória

Soito da Ruiva, 19 Maio 2010

Ontem, dia 18 de Maio pelas 17h00, no Porto, nas novas instalações da Trenmo na Rua Mouzinho da Silveira, inaugurou-se o novo projecto ALDEIAS DE MEMORIA. Um projecto “arrojado” que muito dignificará o concelho de Arganil no futuro. Será sem duvida um “motor” de desenvolvimento para Arganil a que nenhum Arganilense deve ficar indiferente.

Trata-se de um projecto em que Soito da Ruiva, numa parceria com a Trenmo, foi pioneiro com a elaboração do site www.soitodaruiva.com que, logo que esteja completa a transferência dos conteudos para o novo site, ficará inacessivel aos cibernautas.

O novo projecto envolve um site (portal) e a edição de um livro com as Histórias de Vida dos habitantes de cada aldeia participante, sendo elas: Soito da Ruiva, Benfeita, Monte Frio, Pardieiros, Mourisia, Foz d’Égua, Chãs d’Égua e Piódão.

Na inauguração, que contava com uma exposição,  estiveram  presentes os elementos envolvidos (funcionários da Trenmo, Sitios e Memórias e os fotógrafos colaboradores). Soito da Ruiva esteve representado pela Presidente da Comissão de Melhoramentos - Teresa Neves.

O site já está on-line e pode ser consultado por todos os “navegadores” da net www.aldeiasdememoria.com . Os livros serão editados mais tarde mas, perante o que foi apresentado ontem, serão uma obra exemplar, obrigatória em qualquer biblioteca.

Tanto o site como os livros contam-nos as Histórias de Vida dos habitantes das aldeias que, alguns deles, sem nunca terem frequentado a escola, dão-nos uma lição de vida ensinando-nos HISTÓRIA … A História da nossa região, dos hábitos e costumes, das tradições, da nossa cultura, enfim… uma verdadeira “enciclopédia” que marcará o futuro  das nossas aldeias, garantindo aos mais novos o conhecimento das suas raízes, do seu património e da sua identidade.

Soito da Ruiva agradece o empenho e dedicação do Professor Alvaro Costa (Administrador da Trenmo) e de toda a sua equipa (em especial a Dra. Liliana Monteiro) pela elaboração deste projecto e por ter escolhido Soito da Ruiva para parte integrante do mesmo.

Esperamos que, dentro das suas possibilidades, mais aldeias possam aderir a este projecto.

Deixamos algumas fotografias da exposição inaugurada ontem.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.