SOITO DA RUIVA – AGOSTO 2014 – III

Soito da Ruiva, 09 Setembro 2014

Decorrendo o mês de Agosto, Soito da Ruiva chega ao dia da sua festa anual, que se realizou nos dias 9 e 10 de Agosto conforme programado. O padroeiro São Lourenço domina o início dos festejos em Soito da Ruiva e a manhã de sábado, dia 9 de Agosto, é-lhe inteiramente dedicada.

A Filarmónica de Pomares chega bem cedo ao Soito da Ruiva para iniciar os festejos com o hastear de bandeiras, seguindo-se uma arruada pelas ruas da aldeia.

A missa marcada para as 10h00,  como habitualmente celebrada pelo Sr. Padre António de Sousa, antecedeu a procissão com participação de todos os que quiseram testemunhar a sua fé e devoção a São Lourenço e aos santos da capela.

Terminada a procissão, junto à capela, o leilão de oferendas a São Lourenço é uma das provas do empenho e dedicação do povo de Soito da Ruiva à sua terra. Na pequena sala da sede da Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva, a Filarmónica de Pomares toma uma refeição ligeira oferecida pela população da aldeia.

Á tarde, à medida que cada família terminava o seu almoço, chegavam ao Largo do Bacelo esperando-se, como sempre, um convívio que marca e fica sempre na memória dos Soitoruivenses.

Iniciava-se os Torneios de Sueca e Matraquilhos, a Quermesse e a banca de Artesanato estavam já em atividade, enquanto o simpático e divertido grupo Sons e Suadelas se preparava para proporcionar uma tarde bem agradável. Um grupo do concelho de Arganil que sempre surpreende e tão bem se adapta à dinâmica das festas das aldeias locais.

A noite, com o baile abrilhantado pelo Trio Clave, grandes amigos do Soito da Ruiva é sempre uma animação. Apesar da noite fria, como foi habitual em Agosto, o bar sempre em movimento ( desde a novidade dos crepes e Gin, recorrendo às tradicionais bifanas e cerveja… grande equipa sem mãos a medir)  o ambiente depressa aqueceu ao ritmo do Trio Clave e com a criação de uma banda de futuro, com origens no Soito da Ruiva… Os BOLA DE BICO!!!

2 comentários para “SOITO DA RUIVA – AGOSTO 2014 – III”

  1. festa bem animada, parabéns !!!!!!!!!!!!!!! belas as fotos……..

    guilherme neves, 10 de Setembro de 2014, 11:20.

  2. Parabéns Soito da Ruiva.
    Como sempre, fantásticos!

    Odete, 10 de Setembro de 2014, 13:59.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.