Carnaval no Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 09 Março 2014

Como vem sendo hábito nos ultimos anos, a direção da Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva levou a efeito mais um convívio de Carnaval. Mesmo sem a tolerância de ponto e com condições climatéricas adversas, este foi mais um evento de sucesso na comunidade de Soito da Ruiva.

Na semana anterior ao Carnaval, uma equipa voluntária assegurava os preparativos e logistica. No Sábado, pelas 14h00, saía um autocarro, do Centro Sul,  com cerca de 50 pessoas, conterrâneos e amigos que formam a Família de Soito da Ruiva. A viagem decorreu da melhor forma apesar de chuva que caía copiosamente. A meio da viagem a paragem obrigatória no Bar 21 (IP3) pois esta “família” não perdoa uma boa sandes de leitão acompanhada do vinho da Bairrada frizante.

Recuperadas as energias, segue-se caminho para o Soito da Ruiva onde nos espera um fim de semana memorável. E à chegada, muitos amigos esperavam e a chuva continuava a cair…

E porque este convívio vive o espírito de uma das festas mais importantes da nossa terra – A Matança do Porco – também ele nos esperava.

Seguindo a tradição, o primeiro petisco desta festa: sangue cozido temperado de azeite e alho.

O jantar, servido a mais de 80 pesssoas, foi composto de uma sopa serrana e um arroz de fressura que estava delicioso.

No dia seguinte, domingo logo pela manhã, havia que preparar o almoço convívio que é sem dúvida, o ponto alto desta iniciativa.

A azafama era “mais que muita”. Cada um,  mesmo os que visitam ao Soito da Ruiva pela primeira vez, disponibiliza-se para ajudar. Uma equipa de cozinheiras comanda dois fogões e uma equipa de apoio, outra equipa trata dos fogareiros, outra equipa organiza a sala das refeições, enquanto outros organizam a mesa dos doces e ainda há outros que acolhem os amigos de outras aldeias que nos visitam.  E para grande alegria desta familia de Soito da Ruiva foram muitos os amigos que compareceram a este almoço. Cerca de 120 pessoas, vindas de várias localidades da região (Barroja, Espinho, Sobral Magro, Sobral Casegas, Avelar, Gramaça, Vale do Torno) bem como de outras muito mais longínquas (Porto, Sobreda de Caparica, Cova da Piedade, Charneca da Caparica, Riachos, Caldas da Rainha, Fátima, Alcochete…). A  todos Soito da Ruiva agradece, pois só com a presença destes amigos os nossos convívios tem sentido e são possíveis.

Neste almoço convívio esteve também presente, em representação do Município de Arganil, o Sr. Vereador Professor António Seco e o Presidente da Junta da Freguesia de Pomares, Sr. Armando Nascimento, aos quais a direção da CMSR agradece a presença que considera como apoio à sua atividade.

É também uma grande alegria para a comunidade de Soito da Ruiva receber a visita de um grupo considerável de jovens, que vem dar mais brilho a este convívio, são os eles os já conhecidos  ”GANG DA ALHEIRA”

Depois de um almoço simples como as gentes de Soito da Ruiva mas que agradou a todos (Torresmos à Serrana com um Arroz de Grelos, vindos diretamente de Riachos) esperava uma mesa de doces com o toque especial do Carlos Grácio (presidente do conselho fiscal da CMSR). Na mesa dos doces o bolo de aniversário para Joaquim Bento que completava nesse dia 70 anos.

A tarde foi de animação carnavalesca, música, dança e fraterno convívio entre os presentes.  Gente jovem e menos jovem, com diferença de idades considerável mas todos unidos pelo mesmo espírito, respeitando-se uns aos outros.

No final da tarde e antes do jantar, Soito da Ruiva recebeu a visita de um simpático grupo de Pomarenses que, muito bem surpreendeu os presentes com uma visita que muito agradou a todos. À noite, ainda a visita de um grupo de amigos com origens no Espinho fez uma visita ao Soito da Ruiva. Alguém diz que “O Carnaval do Soito da Ruiva é o Carnaval de Pomares” … Que assim seja!

O convívio continuou segunda e terça feira, num regime de “tudo incluído” desde o pequeno-almoço à ceia do Gang da Alheira e com muita animação.

Esperando que o tempo melhorasse, e tendo como objetivo mostrar a nossa região àqueles que visitam o Soito da Ruiva pela primeira vez, só na terça-feira de manhã, o autocarro saiu em direção ao Piódão.

Por sugestão do motorista (visita já muito frequente no Soito da Ruiva) fez-se a surpresa de visitar o paraíso de Foz d’Ègua construído pelo grande amigo do Soito da Ruiva, já falecido, Carlos Borges. A opinião é unanime depois de contada a historia deste local, só um homem com uma grande paixão nos deixa uma obra destas!! E mesmo aqueles que nunca conheceram o Carlos Borges ficam impressionados com este Homem.

Depois de regressados ao Soito da Ruiva, esperava uma rica feijoada antes da partida para Lisboa. Neste almoço contou-se ainda com a presença da simpática Isabel Lourenço de Vale  do Torno que, em passeio com umas amigas, decidiu e muito bem visitar Soito da Ruiva.

Pelas 15h30 o autocarro partia em direção a Almada e, apesar da chuva que nunca parou de cair, a opinião generalizada falava de um grande convívio e faziam-se planos para 2015. E porque o tempo de convívio tem de ser aproveitado até ao último minuto, na estação de serviço de Leiria ainda se partiu presunto e queijo para a ultima merenda.

E assim terminou mais um convívio de Soito da Ruiva… Para o ano haverá mais Carnaval!

Um agradecimento especial a quem nos facilitou as fotos para ilustrar este post: a Cristiana Grácio, a Alicinha e o incansável amigo António Silva (Rouxinol de Pomares) que para além de nos presentear com a sua visita, ainda nos ajuda a divulgar a nossa atividade e a enriquecer as nossas notícias com as suas maravilhosas fotos. Bem hajam!

2 comentários para “Carnaval no Soito da Ruiva”

  1. Parabéns, Soito da Ruiva!
    É de louvar o vosso esforço para manter vivas estas tradições…

    Casa da Padaria, 10 de Março de 2014, 8:34.

  2. PASSEI AI EM JANEIRO GOSTO MUITO DAI , SOU DA FOZ DA MOURA, UM ABRAÇO A TODOS .

    ANIMADOS, 15 de Junho de 2014, 15:27.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.