CARNAVAL NO SOITO DA RUIVA I

Soito da Ruiva, 13 Fevereiro 2013

Cumprindo o programa e  sempre pontuais, o autocarro saía do Centro Sul (Almada) às 14h00. Depois de uma breve paragem na Praça de Espanha (Lisboa) para entrada de passageiros, fez-se, também como habitual, um desvio para Santa Iria da Azóia para entrada do resto do grupo e dos “bolinhos” da Pastelaria Miradouro.

Pelo caminho a ansiedade de chegar era muita, em especial para o grupo de jovens, com raízes no Soito da Ruiva, que desta vez trouxeram um grande numero de amigos, para conhecerem a aldeia onde passam muitos bons momentos.

À chegada já muitos esperavam para a matança do porco… Lamentamos se as imagens ferirem susceptibilidades mas não podemos negar as nossas tradições…

Alguns jovens ficaram neste dia a saber que as febras não aparecem “como magia” nos hipermercados…

Depois de bem “chamuscado” o animal vai “à manicure” …

Segue-se a barbearia…

Chega-se a hora de pendurar o porco para depois se abrir e retirar a tripa. Retira-se também o fígado e a fressura… Que delicioso arroz…

Seguiu-se o jantar com muita animação musical com os elementos do Grupo ComTradições e do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva.

2 comentários para “CARNAVAL NO SOITO DA RUIVA I”

  1. Gosteo de ver a matança do porco à moda antiga.

    Armando Nascimento, 13 de Fevereiro de 2013, 15:44.

  2. Gosto de ver estes convivios,e desta vez mais um grande invento foi realizado pelos soitoruivens em soito da ruiva,houve a tradicional matança do porco,e para muitos forasteiros uma coisa inédita, um forte nevão fez com que esta pequena aldeia ficasse transformada num manto branco.Não quero terminar sem deixar uma palavra de apreço,
    Tive pena de não estar presente,mas sabem qual a minha dificuldade,mas cá de longe estive sempre convosco,a essa maravilhosa organização,envio os meus parabens,muito em especial pela convivencia e amizade que reinou entre todos,já estive algumas vezes junto desta gente,e não posso esquecer o calor e amizade como sempre fui recebido.
    Força amigos,a vitória com o vosso sacrificio é dificil,mas será vossa.Um grande abraço a todos

    mario tavares, 13 de Fevereiro de 2013, 17:48.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.