Maio é o mês de Maria

Monte Frio, 11 Maio 2012

Na religião católica está instituído que Maio é o mês de Maria. Na meninice todos aprendemos que foi no dia 13 de Maio, do ano 1917, que a imagem da Nossa Senhora de Fátima apareceu (brilhando) aos três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) que guardavam o gado, na Cova da Iria. Desde então, este mês ficou consagrado à Virgem Maria, as preces e orações diárias eram culto obrigatório em todos os cantos do país.

Também era assim no Monte Frio da minha infância. Ao final da tarde, as pessoas regressavam das labutas nas fazendas, o padre José Redondo, jovem pároco da nossa freguesia, chegava à povoação para celebrar a oração do terço, um dos rapazes subia à torre para tocar o sino, como sinal para mobilização do pessoal e, pouco depois, a capela ficava repleta de gente, homens mulheres e crianças, quase todos de rosário na mão, rezavam o terço em voz alta: ‘Avé Maria, cheia de graça…’, de forma cadenciada, um coro distante que ainda recordo. Maio é também o mês das flores, razão pela qual a capela estava sempre bem enfeitada e cheirosa. As raparigas da terra faziam questão de renovar as flores e as plantas. Nos anos cinquenta do século passado ainda não havia eletricidade na nossa aldeia. A iluminação dentro da capela era feita com longas velas de cera e as pessoas alumiavam-se com lanternas e candeias.

Foi por essa altura que a imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Portugal, andou em digressão por todos os recantos do país, visitando todas as igrejas e capelas, tendo também permanecido no nosso humilde templo.

Estas memórias do ‘Maio mês de Maria’ chegam na sequência da notícia que este ano foi restabelecida a tradição de se rezar o terço em Monte Frio, durante o mês de Maio. Uma iniciativa louvável que muito nos apraz registar. Autorizado pelo pároco António Dinis, o nosso Horácio Pedro (leigo, devidamente habilitado para estas funções religiosas), agora radicado na aldeia, congregou a vontade e o desejo de algumas pessoas para restabelecer a tradição, incluindo três casais (sexagenários) ex-lisboetas. Assim tem acontecido diariamente na Casa de Convívio da CMMF, para comodidade das pessoas mais idosas. Durante a tarde reúnem-se todos para rezar o terço e, assim, podem, em paz, usufruir de momentos de fé e amizade. É o Monte Frio sempre em ação.

V. C.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.