Páscoa no Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 15 Abril 2012

No Domigo da Páscoa, e seguindo a tradição, todas os habitantes do Soito da Ruiva receberam Cristo ressuscitado nas suas casas. De salientar que esta tradição é muito respeitada, passando de geração em geração. Muitas são as famílias que se deslocam propositadamente de Lisboa para abrir as suas portas a Jesus.

Antigamente, o Pároco da freguesia percorria todas as aldeias , desde o Domingo de Páscoa até ao Domingo seguinte (Pascoela). Já há alguns anos que essa tarefa é assegurada por leigos, garantindo a passagem da cruz no Domingo de Páscoa em todas as aldeias. Se por um lado se perdeu a visita do sacerdote com a cruz, por outro,  ganhou-se a possibilidade de todos podermos receber Cristo em nossas casas, pois nem todos poderiam permanecer na aldeia (de férias) na semana seguinte à Páscoa.

Quando a cruz chega ao Soito da Ruiva toca-se o sino da capela, que só pára de tocar quando a cruz sai da ultima casa. A cruz entra em cada casa, onde a família reunida beija Cristo na cruz, celebrando assim a  ressurreição do Senhor. No final da cerimónia é habito oferecer amêndoas, doces e uma bebida, aos mordomos e leigos.

Todos os anos há Mordomos do Senhor, que acompanham a cruz em todas as casas em todas aldeias onde pertence a nossa equipa de leigos (Espinho, Barroja, Vale do Torno, Porto Silvado, Sobral Magro e Soito da Ruiva). Este ano coube ao José Niz, António José e Teresa José.

Ficam algumas imagens que registámos nesse dia.

2 comentários para “Páscoa no Soito da Ruiva”

  1. Na minha terra Vila de Rei não se usa esta tradição,mas os meus parabens gostei de ver tá muito bonito, assim como a casa penso eu dos amigos familia Neves,tambem á amiga Teresa Arsénio tá muito bonita.Abraço

    Mário Tavares, 15 de Abril de 2012, 11:31.

  2. Um abraço para todos vós.
    Que esta tradição se mantenha por muitos e longos anos e com todos vós presente.

    Odete, 15 de Abril de 2012, 11:57.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.