O “site” da CMMF

Monte Frio, 14 Fevereiro 2012

A criação de um site oficial da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na internet era um desejo antigo, insistentemente manifestado, ao longo dos anos, por muitos conterrâneos junto dos dirigentes da CMMF. Ter um sítio próprio e acessível, onde os montefrienses e seus amigos pudessem, enfim, saber notícias da nossa querida terra ou até mesmo conviver, dialogar, sugerir… era o anseio de muita gente, especialmente dos numerosos internautas que gostam do Monte Frio terra bela.

A ideia foi ponderada em tempos, mas só agora concretizada, após cuidada elaboração. A intenção é que os seus utilizadores fiquem agradados com os conteúdos à sua disposição, sentindo a designação do sítio cmmontefrio.com’ como sendo o seu próprio espaço. O que se pretende, afinal, é que os associados da CMMF e seus amigos tenham um local na internet para conviver com toda a dignidade e simpatia, onde possam matar saudades de tempos idos ou conhecer as notícias atualizadas da nossa aldeia e nossa gente.

O importante é que este espaço ganhe dinâmica. Razão pela qual a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio deixa a seguinte mensagem: «Este site é de todos os montefrienses e amigos. Por isso apelamos que nos ajudem a recolher conteúdos, de modo a engrandecer o nosso sítio, com informação mais completa sobre a nossa aldeia, os nossos costumes e tradições. Desde já agradecemos que nos enviem fotos ou artigos (condizentes), que gostariam de ver publicados.

A criação de um sítio próprio da CMMF tem muito a ver com a pretensão de congregar todas as forças em prol da coletividade, no sentido de estabelecer, cada vez mais, a união, a amizade e a solidariedade entre todos. A Comissão de Melhoramentos é o nosso elo de ligação e tem de ser encarada como uma autêntica irmandade, onde todos somos iguais, desde o mais humilde ao mais poderoso, sem qualquer diferenciação, seja ela de ordem religiosa, social ou económica. Cumpre-nos cultivar a fraternidade coletiva, pugnando pelo engrandecimento e fortalecimento da nossa CMMF. Porque, se assim acontecer, o único e grande beneficiado será o Monte Frio, terra bela.

O lançamento do sítio da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio (cmmontefrio.com) teve lugar no passado dia 3 de Fevereiro, na sede do Grupo Desportivo Bons Dias, na Ramada (Odivelas), durante uma jornada de grande bairrismo, coincidente com a comemoração do 667º aniversário da fundação da aldeia de Monte Frio. Aconteceu no dia da reunião dos corpos gerentes, na qual o presidente deu conta de todas as ações e movimentações efetuadas nos últimos tempos, que visam a concretização das obras em curso na nossa terra. Tudo começou numa jantarada para os dirigentes da CMMF, confecionada pelo António Nunes: uma boa torresmada (com fígado), acompanhada de arroz de feijão. Logo depois, a cerimónia de lançamento do site, que consistiu no visionamento dos conteúdos já existentes.

Até agora, todas as notícias e informações sobre o Monte Frio e a atividade da sua comissão de melhoramentos eram editadas e difundidas pelo jornal «A Comarca de Arganil» e pelo site ‘Aldeias de Memória’. No entanto, com regozijo, anunciamos que a partir de agora, já podem ser consultadas no seu próprio site, ou seja, através do ‘www.cmmontefrio.com’. Para gáudio dos inúmeros conterrâneos que, a toda a hora, e em nome da evolução dos tempos, apelavam para esta notável e prestimosa criação.

667 anos de existência

Como já referimos, a aldeia do Monte Frio comemorou 667 anos de existência, no passado dia um de Fevereiro. A sua fundação remonta ao longínquo ano de 1345 e foi interpretada por um tal Vasco Domingues. A propósito desta efeméride, remetemos os leitores para um excelente texto histórico sobre o assunto, da autoria do nosso amigo e conterrâneo Eduardo Pimenta Peres, publicado na edição d ‘ «A Comarca de Arganil», do passado dia 2 de Fevereiro, sob o título «Monte Frio está de parabéns».

V. C.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.