Faleceu o nosso Zé João

Monte Frio, 14 Fevereiro 2012

É com enorme pesar que hoje aqui venho anunciar o falecimento de mais um filho do Monte Frio. O José João Moura faleceu na passada quinta-feira, dia 9 de Fevereiro, em Lisboa. Tinha a bonita idade de 94 anos e deixa saudades entre os montefrienses. Nos últimos anos, antes de ir residir para um lar de idosos, na região de Loures, o Zé João e sua esposa, D. Maria, passavam longos períodos na sua casa, em Monte Frio, fazendo parte da população e da vivência diária na Casa de Convívio. Com sua provecta idade, ainda conduzia o seu velhinho Opel verde, à moda antiga, em velocidade cruzeiro, dos meados do século passado: sete longas horas para ir até Lisboa.

O Zé João era um bom homem, solidário, bairrista, grande amigo da sua terra natal. Muito cedo partiu para Lisboa, à procura de melhores proventos. Empregou-se na Sandoz, empresa multinacional do ramo farmacêutico, e por lá evoluiu. «Deu a mão» a vários conterrâneos que, tal como ele, saíram da aldeia em busca de melhor vida.

Considerado, por todos, uma figura respeitável, com personalidade marcada por sua crença religiosa. Evangelista convicto e militante, desde muito novo assumiu a sua vertente religiosa. Nos primórdios dos anos sessenta, recordo o Zé João com a Bíblia na mão, na sua bonomia, a tentar esclarecer os conterrâneos, no tempo em que as pessoas do Monte Frio, arreigadas ao catolicismo, entendiam ser isso um sacrilégio. Chamavam-lhe ‘protestante’. Mas ele, indiferente à discriminação continuava a sua tarefa de apregoar o evangelho.

José João era um dos quatro filhos do tio António Moura e era o sócio n º 2 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, na qual, em tempos distantes, foi dirigente dedicado. Aliás, os descendentes do tio António Moura têm pergaminhos na CMMF. Por tradição, a dedicação e o empenhamento dos quatro filhos (Elísio, Zé João, António Moura e Albino Moura), e dos netos, tem sido relevante, em prol da coletividade. Por exemplo, o António Moura (que casou no Colmeal) chegou a ser presidente da A.G. e ainda hoje se emociona, quando se fala do seu querido Monte Frio.

O funeral do José João realizou-se no sábado, da Igreja Matriz para o cemitério de Loures. Em nome da CMMF aqui deixo os sentidos pêsames à família, especialmente ao filho Leonardo, aos irmãos António e Albino e aos sobrinhos, Amândio, Carlos, Manuela, António Manuel e Filipe.

A Comissão de Melhoramentos de Monte Frio sente a tristeza de em tão curto espaço de tempo, ver desaparecer dos seus registos dois sócios dos mais antigos: há dias foi o nº 6, Fernando Francisco; agora o nº 2, José João. Paz às suas almas. A vida continua.

V. C.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.