Assembleia Geral da CMSR

Soito da Ruiva, 30 Janeiro 2012

A Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva levou a efeito a sua Assembleia Geral no passado Domingo, dia 29 de Janeiro, no Clube Recreativo e Desportivo da Ramalha em Almada, onde compareceram cerca de 60 associados.

Depois de declarado 1 minuto de silêncio em memória dos sócios falecidos e aprovaçáo das contas, a direcção apresentou as actividades desenvolvidas em 2011 e a desenvolver em 2012.

Teresa Neves, presidente da direcção, começou por agradecer a parceria e apoio da Comissão de Compartes dos Baldios do Soito da Ruiva e do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, dois organismos fundamentais para que a CMSR consiga cumprir os objectivos a que se propõe. Destacou o empenho de todos os que têm vindo a participar nas campanhas de angariação de fundos, sempre implicando muito esforço fisico, especialmente na confecção de broa e coscoreis e, perante a idade e condições de saúde daqueles que colaboram, conclui-se que  ”quem ajuda… é quem quer e não quem pode”. Agradeceu ainda a todos os elementos da direcção actual que, com todo o  respeito para com as anteriores direcções da CMSR, considerou a melhor dos últimos tempos, pelo excelente trabalho de equipa desenvolvido, sentindo-se orgulhosa por ser a Presidente desta direcção da CMSR.

Foram apresentadas as actividades da CMSR destacando-se, por um lado, a finalização dos trabalhos ( bem como a inauguração) da Casa da Cultura, na antiga escola e, por outro lado, o inicio da grande obra desta direcção, o edificio no Largo do Bacelo, a futura sede da Comissão de Melhoramentos. Esta última obra, um projecto da empresa Vilargus a executar pela ConstroiPomarense, teve inicio em Maio e pelo que tudo indica, no próximo mês de Fevereiro, graças ao empenho e dedicação de todos os Soitoruivenses e amigos, 40% da obra estará paga.

A Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva está ainda envolvida noutros projectos, tal como foi referido pela direcção. Alguns exemplos:

- Reparação da fossa central – obra quase finalizada pelo Município de Arganil, faltando apenas alguns acabentos finais.

- Sensibilização da população e proprietários para a limpeza de terrenos de cultivo – principalmente junto à povoação e especialmente junto à estrada da escola, visto que esta foi construída para defesa de incêndios. A CMSR disponibiliza-se para encontrar a melhor solução para os que, fisicamente ou finaceiramente, estejam incapacitados de manter a limpeza dos seus terrenos.

- Poda de arvores no Largo do Bacelo e Largo do Outeiro – serviço já solicitado à Junta de Freguesia de Pomares.

- Analises de àgua – efectuadas à rede publica e fontanários. Apenas a Fonte da Fonte está imprópria para consumo humano.  A direcção da CMSR tomará em breve providências para a reparação deste fontanário.

- Estrada da escola – a direcção da CMSR está envolvida no processo de finalização da estrada (abertura de mais 100m ) . Aguarda-se também os trabalhos de acabamento, pelos serviços municipais, do percurso já aberto.

Falou-se também dos eventos realizados pela CMSR em 2011 destacando-se, o mais importante, a inauguração da Casa da Cultura em Agosto.

Feita uma analise global às representações e eventos realizados pela CMSR e saídas (actuações e outras actividades) do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva, contou-se mais de 50 actividades. Isto quer dizer que o Soito da Ruiva teve, em 2011, mais de 4 actividades por mês, ou seja, o Soito da Ruiva esteve em actividade todos os fins de semana. Soito da Ruiva está de Parabéns e atendendo ao facto de que, nas contas, não estão imputados quaisquer valores relativos a deslocações, a comunidade Soitoruivense muito deve a todos quanto se dedicam, desta forma, à causa Soito da Ruiva.

Por ultimo, e depois da apresentação de uma sequência fotográfica sobre a actividade da CMS em 2011, foram apresentados os eventos a realizar em 2012:

- Convívio de Carnaval em Soito da Ruiva – de 18 a 21 de Fevereiro

- Baile da Pinha – organi zação do GDCSR – 3 de Março – Sábado -Clube Recreativo da Ramalha

- Passeio convívio – local e data a designar – Junho ou Julho

- Festa do Soito da Ruiva – 11 e 12 de Agosto

- Caminhada nocturna organizada ao Colcurinho – data a confirmar – de 15 a 17 Agosto

- Almoço aniversário da CMSR – 21 de Outubro

- Noite das Bruxas – Casa da Comarca de Arganil – 31 Outubro

Ainda antes de finalizar os trabalhos desta AG, foi dada oportunidade à Comissão de Compartes de esclarecer a comunidade de Soito da Ruiva sobre a sua actividade.

 A direcção da CMSR espera que, mesmo com a época de crise anunciada, todos os sócios e amigos continuem a colaborar activamente, como até agora,  em prol da nossa terra e participem em todas as actividades programadas pela CMSR.

Contamos convosco para construir um Soito da Ruiva cada vez melhor!

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.