Passeio da CMSR a Riachos

Soito da Ruiva, 13 Julho 2011

No passado Domingo, dia 10 de Julho, a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva organizou um passeio a Riachos para um almoço a convite dos grandes amigos Barroso. Quiseram os Barroso ajudar o Soito da Ruiva na sua angariação de fundos para os melhoramentos da aldeia e comprometeram-se a oferecer o almoço ao grupo que se inscrevesse neste passeio, independentemente do numero de pessoas…  Sem palavras!Isto é mesmo amizade ao Soito da Ruiva!

Conforme previsto a saída do centro sul aconteceu pelas 6h45 e o destino era Fátima, onde já esperavam 12 pessoas vindas do Soito da Ruiva para se juntarem ao grupo.

Depois de tempo livre que alguns aproveitaram para assistir à Missa na Igreja da Santissima Trindade, seguiu-se em direcção às Grutas de Alvados onde estava marcada uma visita guiada.

Á hora combinada o grupo chegava à Quinta dos Barroso e não há palavras para descrever a forma como estes amigos nos acolheram.

Logo à chegada as bebidas frescas e os aperitivos…

O André Barroso já aprendeu a fazer CAIPISOITO!!!!

O André Barroso já aprendeu a fazer CAIPISOITO!!!!

As mesas prontas para o almoço

As mesas prontas para o almoço

 Sardinhas e febras a assar…

E mais de 100 pessoas a almoçar…

E para espanto e surpresa de todos, entra na Quinta o Rancho Camponeses dos Riachos, um excelente espectáculo de folclore porporcionado pelos amigos Barroso. Todos os elogios são poucos para caracterizar este grupo de folclore de alta qualidade, não só pelas danças, bem como pela sua postura, apresentação e vestuário. Os elementos do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, a maioria presentes, desejam a este grupo o maior sucesso e que consigam vencer a fase dificil que atravessam. A sua qualidade como grupo de folclore merece toda a atenção e apoio do povo de Riachos bem como das entidades autárquicas locais. Força Riachos!!!

E os mais pequeninos também se deliciaram com o folclore…

Á tarde estava prevista uma visita ao Museu Agricola de Riachos… E como grande agricultor que é,  o “Toino Zé Barroso” foi o guia…

No final do dia, uma viagem de autocarro pelos campos agricolas de Riachos. Guiados pelo casal Teresa e António José Barroso (cada um em seu autocarro) o grupo recebeu grandes lições de agricultura e pode observar  onde os Barroso “descansam” todos os dias.

"Nunca vi tanto milho na minha vida"... ouvia-se no autocarro

"Nunca vi tanto milho na minha vida"... ouvia-se no autocarro

O sistema de rega

O sistema de rega

Muitos hectares de tomate

Muitos hectares de tomate

"Olha ó tomate Barroso que é o mais gostoso!"

"Olha ó tomate Barroso que é o mais gostoso!"

Agora muitos hectares de pimentos e beringelas…

Que “fixe” é andar no campo…

A visita terminou na Quinta dos Alamos na Golegã. A proprietária, a D. Luisa, também já visitou o Soito da Ruiva e quis receber o grupo para lhes mostrar a sua quinta, agora em recuperação para turismo de habitação que se recomenda… casas dos funcionários da quinta recuperadas, com capacidade para 4 pessoas, com kitchette e com a acesso à piscina do edifico central da quinta. Um espaço muito agradável incerido numa região com inumeros locais a visitar e que está idealmente localizado para quem pretende visitar a Feira do Cavalo na Golegã, a realizar anualmente por altura do São Martinho (11 Novembro). Para reservas contactar qalamos.residencias@gmail.com ou 249976424.

A Teresa Barroso e a D. Luísa falando sobre a Quinta dos Alamos

A Teresa Barroso e a D. Luísa falando sobre a Quinta dos Alamos

Ainda na Quinta dos Alamos, no antigo celeiro da quinta, o grupo teve oportunidade de ver uma exposição de fotografia a preto e branco de um grande mestre fotógrafo português, Frederico Bonacho dos Anjos (1867- 1947) discípulo do Mestre Carlos Relvas. Antigo agricultor, proprietário da Quinta dos Alamos e apaixonado pela fotografia, deixou um espólio fotográfico encontrado nesta quinta retratando o quotidiano da região na sua geração… uma riqueza fotográfica que merece, sem duvida, uma visita. No primeiro piso do edificio, está também patente, uma exposição do fotografia contemporânea da autoria de João Moutinho.

De regresso à Quinta dos Barroso esperava-nos uma saborosa e rica Sopa da Pedra …

A fila para a sopa

A fila para a sopa

A fila aumenta...

A fila aumenta...

Curiosamente os Barroso celebravam 33 anos de matrimónio e, com um delicioso bolo de chocolate confeccionado pelo Carlos Grácio, cantaram-se os parabéns com a ajuda das suas 2 netinhas.

Antes da despedida… um baile improvisado pelos elementos do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva presentes.

Á despedida todos receberam presentes dos amigos Barroso e encheu-se os autocarros de melancias, meloas, pimentos, tomates, beringelas …

Foi realmente um dia diferente e muito bem passado… Não há palavras nem acções para agradecer a amizade dos Barroso e a sua forma de receber o Soito da Ruiva. Adivinhava-se um dia memorável mas mesmo assim os Barroso supreenderam todos os que aderiram a esta iniciativa da CMSR. Obrigado Barroso’s!

O amigo Rouxinol de Pomares também participou nesta visita a Riachos e tem uma reportagem fantástica no seu blog. Consulte em : http://rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt

4 comentários para “Passeio da CMSR a Riachos”

  1. Olá Amigos do Soito da Ruiva

    Mais uma organização, mais um êxito… Parabéns
    As fotos ilustram o V/empenho em todos os eventos que levam a efeito.
    Parabéns ao casal Barroso, que tive a oportunidade de conhecer em Soito da Ruiva, pelo Carnaval (as migas de bacalhau, ainda hoje me estão a saber).
    A Quinta com todos aqueles produtos encantou-me.
    Adorei as melancias, alguém partilhou comigo uma fatia que era deliciosa.

    Um abraço para todos.

    Maria do Céu, 15 de Julho de 2011, 18:01.

  2. O GDC DO SOITO DA RUIVA,depois da sua atuação na Sobreda da Caparica,ja´um pouco cansados chegaram a Santa Iria da Azóia para a sua segunda atuação nesta Freguesia,cansados é uma maneira de dizer,fresquinhos e aguerridos como sempre mostraram mais uma vez o seu bairismo, e com determinação e grande garra, apresentaram muito bem as suas danças.
    Foram aplaudidos por muitos Santirienses,e tenho a certeza que estes gostaram,a todos os elementos os meus parabens e um abraço.
    Mike Tango 17-07-2011

    Mário Tavares, 17 de Julho de 2011, 22:33.

  3. ´MUITO BOA NOITE AMIGO E VISINHO DA POUCHANA,COMO NÃO SEI O SEU FACE, VENHO POR ESTE MEIO SABER DA SUA SAUDE E SUA EXMA ESPOSA D. TERESA,E TAMBÉM PARA LHE DIZER QUE DA ULTIMA VEZ QUE ESTIVE NO SOITO,SOUBE A ORIGEM DA POUCHANA E DA QUAL GOSTEI,E APREENSIVO ESTOU POR NÃO O TER VISTO ULTIMAMENTE NOS CONVIVIOS SOITORUIVENSES, COMO O SENHOR E D.TERESA ERAM FIGURAS DE DESTAQUE,AINDA MAIS SE NOTA.
    QUANDO PASSA PELO MIRADOURO,MAIS QUE NÃO SEJA
    PARA BEBER-MOS COMO SE DIZ NA GIRIA UM PUCARO.GRANDE ABRAÇO E BEIJINHOS Á D. TERESA .
    PARA OS AMIGOS MIKE TANGO

    Mário Tavares, 20 de Julho de 2011, 21:02.

  4. Um abraço a todos,gostei e adorei do que vi,como fornecedor de madeiras e carpintarias para a vossa, quinta maravilhosa.Muito obrigado a todos
    Rodrineto const.lda
    Manuel Rodrigues
    Golegã

    manuel rodrigues, 15 de Novembro de 2012, 18:20.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.