Grande jornada de amizade

Monte Frio, 11 Maio 2011

A exemplo do que aconteceu há dois anos, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio vai realizar o 2 º Encontro da Amizade, jornada de confraternização que envolve uma parte desportiva (durante a manhã, a partir das 9 horas) e outra gastronómica e recreativa. O evento, que se deseja bastante participado, terá lugar no próximo dia 21 de Maio, nas amplas instalações do Grupo Desportivo Bons Dias, na Ramada (Odivelas) por especial deferência do seu presidente, o nosso prezado conterrâneo António Fernandes Nunes. O cartaz, concebido pelo Bruno Picoto, é bem elucidativo do que vai acontecer neste dia da CMMF, tudo com o espírito bairrista que nos caracteriza.

Como da primeira vez, para disputa de um torneio de futsal, voltamos a contar com a presença das equipas de Malhada do Rei, Meãs e Camba, rapaziada amiga de aldeias do outro lado da serra, que sabem cultivar o convívio e a amizade.

Recordar os bons velhos tempos

O almoço é o tradicional porco assado no espeto, ementa popular ao gosto do pessoal. Mas o mais importante é o convívio, pôr a conversa em dia, de pessoas que se vêem de ano a ano.

Para dar um cunho festivo ao convívio vamos ter connosco um grupo de concertinas, que inclui as do Rancho Folclórico da Pampilhosa da Serra e o mestre Nelson, do Conjunto Lamiré. Prevê-se uma tarde bastante animada, onde não vai faltar o fado serrano.

Esta realização leva-nos a recordar os antigos piqueniques realizados pela CMMF na mata do Monsanto, ali no sítio da Cruz das Oliveiras, perto do quartel dos Bombeiros. Era aos domingos que, devidamente autorizado pela Câmara Municipal de Lisboa, cada terra realizava o seu. Era um hábito enraizado nas pessoas simples da nossa região, que assim dispunham de boa oportunidade para desfrutar um dia de folga em família, saudável, ao ar livre. Por isso, era normal que todos participassem. Estávamos nos anos sessenta, ainda não havia a mania das praias e muitos não tinham posses para grandes deslocações. Com efeito, as famílias iam para o Monsanto manhã cedo para arranjar os melhores lugares, à sombra das árvores. Levavam os farnéis, estendiam a manta e vai de comer e beber. Ofereciam uns aos outros a bucha ou uma pinga. À tarde, enquanto uns jogavam uma suecada, outros preferiam bater uma soneca à sombra das árvores. Enquanto a miudagem se divertia a jogar a bola num pequeno descampado.

Lembro-me dos piqueniques da CMMF no tempo da presidência dinâmica do Hermínio Peres da Cruz, quando os montefrienses, todos unidos em prol da sua terra, passavam aqueles domingos intermináveis e felizes no Monsanto. Era no tempo dos grandes «carolas» do Monte Frio como o António Moura, Porfírio, Alberto, Alfredo, Leonardo, Albino, Zé Dionísio, Zé Domingos, Zé Augusto, Zé Pimenta, Manuel Pedro, Ernesto, Martelo, Alvoco e outros… tudo gente dedicada à causa montefriense. Eu também já lá andava e participava nas iniciativas. Havia quem se levantasse muito cedo para preparar tudo no recinto do piquenique, as grelhas para assar sardinhas, o gelo para ter as bebidas frescas…

Sem carolice nada se faz, nada se consegue. Todos estamos motivados para fazer desta mais uma jornada de êxito assinalável.

Apelamos a todos os montefrienses e amigos que venham participar nesta iniciativa da CMMF. É um bom ensejo para nos juntarmos e conviver durante umas horas e mostrar o nosso amor pela terra-bela. As inscrições podem ser feitas através do António Nunes (968 084 401) ou Vítor Cândido (917 233 329) até segunda-feira, dia 16 de Maio.

V.C.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.