A Sobreda no Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 20 Setembro 2010

No fim-de-semana de 28 e 29 de Agosto visitou Soito da Ruiva um grupo da Paróquia da Sobreda, terra de acolhimento para alguns Soitoruivenses.

Já não é a primeira vez que este grupo visita a aldeia e esta, por certo, não terá sido a ultima. O grupo incluia elementos do Agrupamento de Escuteiros 1135 da Sobreda bem como alguns elementos da Comissão de Pais e do coro.

O objectivo desta visita é o conhecimento da região bem como alguns momentos de reflexão e partilha entre os elementos do grupo.

Desta vez, no Sábado, à chegada ao concelho de Arganil, o grupo visitou a Fraga da Pena e a Mata da Margaraça e depois do almoço, já em Soito da Ruiva, a tarde foi de animação e convívio na piscina. O dia era de muito calor e nada melhor do que um banho “refrescante” na piscina da aldeia.

O Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva tinha agendada, nesse mesmo dia, uma actuação no Vale do Torno, e parte do grupo da Sobreda mostrou bastante interesse em colaborar com o GDCSR. Rapidamente se encontraram trajes para os interessados que, de uma forma espontânea e de total improviso, integraram o grupo e representaram muito bem as gentes da Serra do Açor. A escuteiras Marisa Well e Diana Narciso( sem ensaios e com breves explicações do ensaiador do GDCSR Carlos Grácio, já em Vale do Torno) passaram a integrar os pares, enquanto a Chefe Paula Narciso e as mães Anabela Correia e Manuela Gonçalves ajudavam as cantadeiras do grupo desfilando no Vale do Torno como autênticas mulheres serranas.

À noite voltou-se ao Vale do Torno para o baile animado pela Paula Marques, amiga do Soito da Ruiva e, por coincidência, professora de música de alguns dos escuteiros do grupo.

No Domingo de manhã, o grupo deslocou-se ao Piódão para assistir à eucaristia e conhecer a aldeia. Voltando ao Soito da Ruiva para almoço, a tarde foi de reflexão e partilha, em que todos deram a esta actividade um balanço muito posistivo, esperando que da próxima vez o número de participantes aumente e que, à semelhança do ano anterior, o Padre Jorge Oliveira possa acompanhar o grupo, beneficiando todos com a sua companhia.

Antes da partida e do lanche partilhado por todos,  deixaram uma lembrança generosa para o GDCSR o qual, mesmo com o reduzido numero de elementos presentes,  agradeceu com alguns “cantares” do seu reportório.

O Soito da Ruiva fica muito grato a que grupos como este venham dar mais vida à aldeia e espera ver muitas mais vezes a Sobreda no Soito da Ruiva. Quem sabe também um acampamento e/ou acantonamento … a aldeia está disponível! Até breve!

4 comentários para “A Sobreda no Soito da Ruiva”

  1. Ola gente boa e amiga, ca estou mais uma vez dar uma espreitadela às vossas mensagens. Gostei desta pequena reportagem dos amigos que vos visitaram, na qual foram lembrados os novos elementos e cantareiras do Rancho folclorico do Soito da Ruiva. Ja sabia que eles eram lembrados,aquele aparte da mensagem por mim enviada por falta da lembranca nos novos elementos foi no espirito de brincadeira. Saudacoes p/todos os soitoruivenses dos amigos, Bruno e Manuela Goncalves

    Bruno Jose Goncalves, 20 de Setembro de 2010, 12:14.

  2. o soito da ruiva , pode ser uma aldeia pequena, mas os soitistas tem um grande coração.
    amigos generosos e hospitaleiros, que tanto nos tem agraciado ao longo destes dois anos.
    um bem hajam .
    beijocas a todos

    marta well, 21 de Setembro de 2010, 0:39.

  3. Foi um fim de semana excelente.
    A simpatia com que nos receberam, a calma, a paisagem, a animação, até a água fresca da piscina … tudo do melhor.
    Ficaram no nosso coração.

    Paulo Correia, 21 de Setembro de 2010, 12:03.

  4. Olá Soitoruivenses e Soitistas,
    Foi com grande alegria que eu e a minha filhota participamos pela segunda vez consecutiva num fim de semana maravilhoso no Soito da Ruiva. ….espero que para o ano o meu neto já queira ir com a avó e a tia.
    Adoramos vestirmo-nos de serranas e participar no Grupo de Danças e Cantares do Soito que nos acolheu com uma ternura enorme.
    Quem diria que iria encontrar em Vale do Torno um meu vizinho da Sobreda, e que, uma ex-vizinha minha, afinal é tia de uns amigos SoitoRuivenses…..como o mundo é pequeno…
    Obrigada por tudo…..
    uma grande beijoka para todos

    Paula Narciso, 23 de Setembro de 2010, 9:08.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.