Pastoral Social… Também em Pomares!

Soito da Ruiva, 15 Maio 2010

Numa semana em que recebemos em Portugal a visita do Santo Padre Bento XVI e que um dos pontos altos da sua visita foi o encontro com todas as entidades ligadas à Pastoral Social, organismos de solidariedade social sob a gestão da igreja católica, porque não divulgar no nosso site, a obra da Pastoral Social em Pomares?…

Ligado à Caritas Diocesana funciona em Pomares o Centro de Dia que tem também agregado um serviço de apoio domiciliário – um dos serviços mais importantes na nossa serra e que é responsável pelo apoio a um numero considerável de idosos que, graças a este serviço, conseguem ainda manter a sua privacidade e autonomia mantendo-se nas suas residências, sem recorrer a lares ou à mudança forçada para casa de familiares nas cidades, dada a sua saúde precária ou à sua idade já avançada.

Faça sol, chuva ou até mesmo nos dias mais frios de Inverno, em que a neve condiciona o trânsito na serra, as funcionárias do Lar não faltam ao seu compromisso. Entram nas habitações dos utentes “como se fossem da casa” e, conforme o que lhes é solicitado, distribuem refeições e medicação, fazem a higiene, tanto dos utentes como das habitações, recolhem roupa para lavar e passar a ferro… sempre com simpatia, uma palavra amiga e um gesto de carinho para com todos. Em Soito da Ruiva, e certamente como em todas as aldeias da freguesia, a chegada destas funcionárias é sempre aguardada com muita ansiedade, é um momento de “movimentação” na aldeia contrastando com os momentos de solidão próprios de uma aldeia desertificada.

Esperamos que este serviço seja sempre uma realidade no futuro, pois para além do serviço que presta aos seus utentes, é um importante criador de postos de trabalho tão escassos nesta região. Que o futuro lar de Pomares seja também uma realidade, obra a que a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva não ficará indiferente.

1 comentário para “Pastoral Social… Também em Pomares!”

  1. Com este texto e com estas fotos até a pessoa mais distraída “acorda” para a realidade da vida social actual.É um VERDADEIRO APOIO que a Cáritas Diocesana presta hà mais de meio século à população que solicita ajuda (e que cada vez mais dela precisa. Quem não se lembra do queijo da “burra” e do leite em pó? Eu ainda não o esqueci. Estas funcionárias e o apoio social prestado, são as mais belas flores com perfume em toda a nossa Serra do Açôr.

    Ai meu anjo da guarda, minha companhia!! Chegou a padeira e eu indáqui dalampadário a’spera queste zingarelho se desligue, só vou dizer que o cuco já veio masé gago, Quersedezer gagueija.Temos tempo bô.

    Muita saúde e recomendações aí “pá Casa da Malta”

    Vzinho da pouchâna, 16 de Maio de 2010, 14:54.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.