Matança do Porco em Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 27 Fevereiro 2010

No fim de semana de Carnaval, numa iniciativa da Comissão de Melhoramentos, levou-se a efeito, em Soito da Ruiva, uma matança do porco à antiga.

Esta era uma festa importante em Soito da Ruiva nos tempos antigos, era a festa em que se reunia a familia num grande convívio.  Assim também aconteceu nesta iniciativa, em que se reviveram momentos “do antigamente”, num ambiente de grande convívio familiar, conforme demonstram as fotografias que ilustram esta notícia.

Depois da matança do porco, é tempo de chamuscar o animal enquanto as mulheres cozem o sangue que servirá de petisco depois do porco pendurado e de se lhe tirarem as tripas. O próximo passo é a separação das tripas que serão mais tarde lavadas na “barroca” , trabalhos estes ao encargo das mulheres.

No dia seguinte “desmancha-se” o porco, ou seja, corta-se a carne. Uma parte é imediatamente temperada e destinada aos enchidos. O fumeiro do Soito da Ruiva terá um destaque posterior neste site.

Neste segundo dia de festa, como ilustram as fotografias, é dia de se comer os torresmos e o bucho (estomago do porco recheado de arroz e carne).

Este é um pequeno resumo do que se passou em Soito da Ruiva durante a matança do porco. As fotografias descrevem muito melhor do que qualquer uma das nossas palavras…

(Fotos: José Niz e Luís Castanheira)

2 comentários para “Matança do Porco em Soito da Ruiva”

  1. Olá pessoal do Soito da Ruiva,é com satisfação que tenho visto as fotografias dos vossos convivios e aprecio a força dos Soitoruivenses em manter as tradições das gentes das nossas aldeias e que vós tão bem sabem fazer,e não querem deixar morrer os hábitos da terra que vos serviu de berço,quero aqui agradecer os convites que me foram dirigidos principalmente a Carlos Grácio que fez questão que estivesse presente e que por motivos pessoais não me foi possivel,mas acreditem que tive pena de não ter assistido á matança do porco e que de certo me traria grandes recordações,a todos o meu obrigado,não despresando ninguem goaria de salientar alguns nomes com os quais tenho mais onvivencia,os srs Carlos Gracio,Zé Niz,tonho zé,antónio neves e um muito especial Manuel Gracio,sem grande convivencia tambem á D.tERESA Simões cerebro dessa grande comunidade.Força amigos gostarei sempre de ver em vós a boa disposição bairrismo e camaradagem que paira entre vós,e todos têm o meu apreço.um abraço a todos do amigo Mike Tango

    Mário Tavares, 28 de Fevereiro de 2010, 23:24.

  2. Foi uma boa iniciativa esta matança de porco,que noutros tempos se chamava «a brusiada« nestes tres dias conseguimos reviver tempos passados e que recordamos com saudade.

    Adelina Niz, 28 de Fevereiro de 2010, 23:24.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.