Recordar… Matança do Porco

Soito da Ruiva, 24 Novembro 2009

Nesta época, há uns anos atrás, em Soito da Ruiva, bem como em outras aldeias da nossa região, era altura de matar o porco, que servia de base da alimentação  das familias para o Inverno rigoroso que se aproximava.

O dia começava bem cedo… Primeiro a matança do porco e a colheita do sangue, que era logo cozido e temperado com azeite e servia de pequeno almoço aos homens que já se preparavam para a desmancha. A preparação das tripas para os enchidos, a preparação da comida para a familia, que em grande numero vinha para ajudar , era o trabalho das mulheres. Esta era uma época em que os filhos vinham de Lisboa, propositadamente para participar nesta festa ao qual se dava o nome de “bruziada”.

Era sem duvida uma festa… Durante dois ou três dias vivia-se um ambiente saudável de convivio, em que participava toda a familia. Contavam-se histórias, relembrava-se com saudade o passado, a história da aldeia e partilhavam-se momentos de grande alegria em familia. Hoje, com a desertificação da nossa aldeia e também com as novas leis aplicadas a esta actividade, estes são momentos para recordar e que ficam na nossa memória com muita saudade.

Esperando não ferir os sentimentos dos que visitam este site através das imagens que aqui deixamos… recordamos (através das primeiras 5 fotografias em baixo) uma matança de porco em Soito da Ruiva há precisamente 20 anos. A ultima fotografia é referente a uma refeição em familia, durante uma matança de porco em Soito da Ruiva há mais de 30 anos. Aguardamos os vossos comentários com as vossas memórias desta festa familiar  e esperamos muito em breve reviver estes momentos em Soito da Ruiva.

Veja também os vídeos, audios e textos no nosso site no menu Usos e Costumes.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.