GDCSR na VI Feira de Artesanato e Gastronomia – Feijó II

Soito da Ruiva, 29 Novembro 2009

Conforme aqui noticiado, o GDCSR participou este fim de semana na VI Feira de Artesanato e Gastronomia, evento promovido, no concelho de Almada, pela União e Progresso de Barril de Alva. O Clube Recreativo do Feijó, local onde se tem realizado esta feira, enche-se  de “gentes” oriundas da região de Arganil, bem como outras pessoas residentes na zona de Almada e que têm assim a possibilidade de conhecer as tradições gastronómicas e culturais do concelho de Arganil, bem como de toda a Beira Serra. É sem duvida um evento de grande promoção da nossa região e que, por essa razão, nos dá um prazer imenso em participar.

As refeições, a cargo da União e Progresso do Barril de Alva, seguiam as ” normas” da tradição local e entre o cabrito assado, o bucho e a chanfana, a dificuldade estaria na escolha do prato. Num pavilhão ao lado, vários grupos e artesãos oriundos da nossa região propunham aos visitantes uma diversificada oferta de produtos gastronómicos e de artesanto da Beira Serra.

Num palco do mesmo  clube, vários grupos culturais, representando o concelho de Arganil, ofereciam aos visitantes tardes bem animadas de música e dança tradicional da nossa região. Entre a Tuna Cantares de Coja, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, o Grupo Etnográfico Raizes de Sobral Gordo e o Rancho Folclórico dos Povos da Ribeira de Celavisa, permitam-nos destacar os dois brilhantes concertos da Filármonica Barrilense.

Para além da actuação, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva esteve presente, durante todo o certame, com uma banca de produtos regionais.

O balanço da participação do GDCSR é muito positivo, pois para além de conseguirmos angariar alguns fundos que nos permitem melhorar a qualidade de vida da nossa aldeia, cumprimos mais uma vez o nosso principal objectivo: promover e divulgar a nossa aldeia, as nossas tradições, a nossa cultura e colaborar com as aldeias vizinhas que, também elas, tentam a todo o custo manter vivas as suas raízes.

Para memorizar esta actividade do GDCSR ficam algumas fotografias.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.