Sítios e Memórias

Soito da Ruiva, 10 Fevereiro 2009

No passado dia 29 de Dezembro a TRENMO Engenharia, S.A deu mais um passo no sentido de autonomizar o desenvolvimento de projectos de Memória, como o da Aldeia de Soito da Ruiva, com a criação da Sítios e Memórias.

Esta empresa inovadora, tem como objecto social a concepção e produção de conteúdos com uma vertente histórica, sociológica, cultural, etnográfica e de valorização e preservação da memória, com objectivos de promoção e desenvolvimento económico, numa perspectiva sustentada, de um determinado local, região ou instituição, tendo por base a Metodologia das Histórias de Vida (HV), materializando-se nos mais diferentes produtos, suportes e ferramentas, tecnológicas e inovadoras, assim como na utilização dos sistemas de informação.

A Sítios e Memórias actua no domínio do intangível, daqueles que são considerados hoje os novos factores de competitividade, pela importância que actualmente assume a identificação, recolha, valorização e divulgação do património, da memória e do “saber-fazer”, pela metodologia base que utiliza nos seus projectos, identificando estes factores como essenciais para a prossecução da sua missão. A chave da metodologia que adopta está, por isso, na capacidade de encontro de factores diferenciadores em cada território, espaço ou instituição, que permitam a valorização e promoção de elementos genuínos e únicos, dando nova dinâmica a uma identidade que existe, mas que se encontra, de um modo geral, oculta.

E porque as pessoas são o centro dos nossos projectos, brevemente todos poderão contar a sua história através do nosso site. Quem sabe até, descobrir histórias e percursos comuns, como aconteceu com os dois visitantes deste site.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.