Conforme noticiado, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva participou na Feira de Gastronomia e Artesanato, organizada, pelo 8º ano consecutivo, pela União e Progresso do Barril do Alva, no Clube Recreativo do Feijó – Almada. Esta é uma iniciativa já muito destacada na actividade cultural do concelho de Almada, divulgando o que de melhor existe no concelho de Arganil. Este ano, talvez fruto da crise socio-económica que Portugal atravessa, registou-se uma menor afluência de pessoas à feira. No entanto, foi bastante participativa e, como sempre, nota-se a presença de muitos conterrâneos que vêem apenas para apoiar os grupos que representam a sua terra neste evento. Traduzindo… muitas pessoas oriundas freguesia de Pomares que vem apoiar o GDC Soito da Ruiva e o GER Sobral Gordo, que tiveram a sua actuação no mesmo dia (Domingo).
O evento abriu com o acolhimento do Município de Almada às entidades oficiais, representantes do concelho de Arganil e à Associação Filarmónica Barrilense, nos Paços de Concelho. Seguiu-se um desfile da Filarmónica do Barril pelas ruas do Feijó e a inauguração da feira no Pavilhão do Clube Recreativo do Feijó, com a presença do Presidente do Município de Arganil, Eng. Ricardo Pereira Alves, o presidente da Junta de Freguesia do Barril do Alva, Carlos Alberto Ramos, o Presidente da Casa da Comarca de Arganil, Carlos Manuel Luís e vários representantes autárquicos do concelho de Almada. Na simples cerimónia de inauguração, o Presidente da União e Progresso de Barril do Alva deu as boas vindas a todos os convidados, explicando a importância desta feira e as dificuldades com que se vai deparando para a realização da mesma.
O GDC Soito da Ruiva participou nesta feira com a sua banca de artesanato e gastronomia regional, onde não faltaram os famosos coscoreis e a tigelada e a broa de milho confeccionadas nos fornos do Soito da Ruiva.
No Sábado o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa e a Filarmónica do Barril animaram o espaço e no Domingo a animação, no que respeita a Folclore, esteve a cargo do Grupo de Danças e cantares do Soito da Ruiva e do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo. A Associação Filarmónica Barrilense brindou todos os presentes com um excelente e muito animado concerto, que encheu de orgulho todos os seus conterrâneos que muito estimam a sua filarmónica.
È um prazer para o GDC Soito da Ruiva participar neste evento. O grupo deseja o maior sucesso para a União e Progresso do Barril do Alva, para que possam organizar este festival por muitos mais anos, com esta mesma dinâmica.
























A carregar...
Mais uma vez parabéns. Um grande abraço para todos.
Odete Francisco, 30 de Novembro de 2011, 9:27.