Monte Frio
José Francisco Marques

José Francisco Marques
José Francisco Marques, natural de Monte Frio, nasceu em 5 de Março de 1924. Filho de António Francisco e Maria dos Anjos Marques. Ambos eram trabalhadores rurais. Tiveram três filhos, José foi o primeiro.
Com 7 anos começou a ajudar os pais, a guardar as ovelhas, enquanto estes andavam na fazenda, e a tomar conta dos irmãos mais novos. “Os brinquedos eram uma foice roçadoura para cortar mato para deitar aos animais e uma foice para ceifar erva para deitar às ovelhas.”
Aprendeu com um senhor da terra, “ele tinha realmente umas luzes e ensinava”. Foi para a escola em 1933, com 9 anos, logo para segunda classe. Em 1935, com 11 anos, fez o exame da quarta.
Andou 33 meses na tropa e em 1939 foi embora da aldeia para Lisboa, para casa de um tio.
Regressou para a aldeia, no tempo da guerra. Trabalhou na estrada, “na primeira estrada que se fez no Monte Frio”. Mas quando acabou a estrada não havia nada, teve de ir para Lisboa. Trabalhou para a Sociedade Industrial Farmacêutica, foi moço de farmácia. Mais tarde foi trabalhar numa estação de serviço, na Garagem de Santa Luzia e depois para a General Motors, em 1962.
Quando começou a namorar estava em Lisboa e a esposa no Monte Frio. Conheciam-se “desde o princípio”. O namoro foi feito por cartas. O casamento, católico, realizou-se no Monte Frio. Passaram mais de dez anos de casamento até que o filho nasceu, em Lisboa.
José Francisco Marques faleceu a 3 de Maio de 2013.