Soito da Ruiva no São João da Ramalha

Soito da Ruiva, 01 Julho 2012

 Como vem sendo hábito desde há alguns anos, o Grupo da Danças e Cantares de Soito da Ruiva, aceitou o convite do Grupo Desportivo e Recreativo da Ramalha, para participar no arraial de São João na Ramalha, no âmbito dos festejos do São João de Almada.

Seguindo a tradição secular, a festa começa, no dia 23 de Junho, com a chegada da procissão de São João Baptista à capela de Santo Antão da Ramalha (procissão essa, com inicio na Igreja de São Tiago em Almada). O andor de São João Baptista é transportado por elementos oriundos da Ramalha e o sino da capela de Santo Antão toca “sob a ordens” do Luís Cipriano, também ele com as suas origens na Ramalha, ligado ao Soito da Ruiva pelo casamento e membro da direção da Comissão de Melhoramentos do Soito da Ruiva.

À noite seguiu-se o arraial com ” casa cheia”, musica para dançar e os habituais petiscos desta época, num ambiente tradicional dos Santos Populares.

No dia seguinte a festa continou, sempre com o Soito da Ruiva a divulgar os produtos da sua região.

E no final da tarde, também seguindo a tradição, iniciou-se a procissão que leva de regresso, à Igreja de São Tiago em Almada, a imagem de São João Baptista. A comunidade da Ramalha, orgulhosa em manter as suas tradições, participa activamente nesta procissão. E no dia 24, durante a procissão, transportam uma coroa de frutos e flores, que representa o agradecimento dos proprietários das quintas, que ali existiram outrora, pelas boas colheitas do ano.

Á noite houve de novo arraial e a festa a continuar à boa maneira das tradições populares.

Um agradecimento a todos os amigos que nos visitaram garantindo o sucesso de mais uma iniciativa do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.