Soito da Ruiva na Feira das Freguesias – Arganil

Soito da Ruiva, 16 Junho 2010

Como é do conhecimento público, o Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva, representou pelo 5º ano consecutivo a freguesia de Pomares na Feiras das Freguesias, realizada em Arganil nos dias 11, 12 e 13 de Junho.

Desde os preparativos e confecção de alguma comida em Soito da Ruiva, com 2 fornos a funcionar em simultâneo para cozer a broa, tigelada e a chanfana (em que os habitantes locais deram uma ajuda fundamental) até aos 3 dias de permanência na tasquinha, foram dias de muito trabalho, recompensado pela visita de muitos conterrâneos e amigos que  escolheram a nossa tasquinha para a sua refeição. As mesas eram frequentemente ocupadas por oriundos de Pomares que assim nos apoiaram, representando também eles da melhor forma a freguesia de Pomares. A todos muito obrigado!

O evento abriu na sexta feira às 19h00, com os autarcas do concelho e os seus convidados a passar por cada uma das tasquinhas e a provar os petiscos que cada freguesia oferecia. Ao mesmo tempo dava-se ínicio a 3 dias de espectáculos culturais, exclusivamente proporcionados por grupos do concelho de Arganil. Concelho este que se deve orgulhar da quantidade e da qualidade de grupos culturais de que dispõe.

Na Tasquinha de Pomares e como também já é habitual, o produto mais procurado foi sem dúvida os coscoreis. Devemos divulgar que neste evento atingimos o nosso maior “record” . Na tasquinha da  freguesia de Pomares na Feira das Freguesias de 2010, foram amassados 132kg de farinha para coscoreis e não houve sobras. Foi realmente um êxito e este foi o melhor prémio que poderíamos ter recebido.

O Domingo foi o dia de Pomares! A tarde iniciou com a actuação do GDC Soito da Ruiva  na Fonte de Amandos, com um público maioritáriamente Pomarense (de toda a freguesia) e seguiram-se as actuações do GER Sobral Gordo e da Filármonica Pomarense no palco da Praça Simões Dias. Agradecemos a estes dois últimos grupos pela escolha da nossa tasquinha para tomarem a sua refeição, prestando-nos desta forma o seu apoio.

A Filarmónica Pomarense, antes de partir, presenteou-nos com uma “gaitada” junto da nossa tasquinha. Espontâneamente formou-se um “bailarico” ao som das Marchas Populares. Celebrava-se o dia de Santo António que já tinha servido de inspiração para a decoração das mesas da nossa tasquinha.

Publicamente agradecemos à Junta de Freguesia de Pomares pelo voto de confiança, pelo convite de novamente representarmos a Freguesia de Pomares na V Feira das Freguesias e pelo apoio logistico que sempre nos cede para este evento. Uma palavra especial para o Presidente da Junta, Sr. Amândio Dinis, que sempre tem reconhecido o nosso esforço e dedicação em prol da freguesia de Pomares.

Deixamos um apelo à organização (que tem feito um esforço notável para melhorar as condições deste evento) para tentar sensibilizar ou até mesmo “obrigar” a que todas as freguesias se façam representar com gastronomia tradicional da nossa região. A Feira das Freguesias é uma Mostra Gastronómica regional e pelo que se pode constatar na edição deste ano, corremos o risco de descaracterizar esta feira no que respeita às tradições que não devemos perder. Quem vem a Arganil a uma Mostra Gastronómica, procura gastronomia regional e não um tipo de comida que pode encontrar em qualquer parte do país.

O GDC Soito da Ruiva agradece ainda publicamente a todos os seus elementos e amigos do grupo que se disponilibilizaram a colaborar na tasquinha e a todos os amigos que se deslocaram desde Lisboa, para almoçar na tasquinha e assistir à nossa actuação.

As fotografias são um resumo da prestação do Soito da Ruiva na Feira das Freguesias.

4 comentários para “Soito da Ruiva na Feira das Freguesias – Arganil”

  1. Queridos Amigos do Soito da Ruiva: Este ano não me foi possível ir visitar-vos, pois estive 6ª e Sábado em Lisboa(consulta médica), regressei Sábado já tarde e no Domingo tinha compromissos que não me permitiram ir a Arganil. Já sei do que sois capazes e não duvido que foi mais um sucesso para todos vós, para o Soito da Ruiva e para Pomares.
    Agradecido e votos de que tenhais saúde para continuarem, já que capacidade e entrega sabemos garantida.
    Parabéns.

    Manuel Campos Mendes, 17 de Junho de 2010, 2:24.

  2. Na feira das freguesias em Arganil.
    Foi com grande regozigo que aceitei o convite de Carlos Gracio do Soito da Ruiva e sua esposa Fernanda Maria,pela convivência na sua pastelaria em Stª Iria da Azóia,considero-me seu amigo,e também como fui recebido na tasquinha de Pomares bom covivio,grandeamizade,boa comida e excelentes coscoreis como só a gente de Soito da Ruiva sabe fazer,por tudo isto, em meu nome e de minha esposa um bem haja.
    Falando agora aos srs.juris da gastronomia Arganilense gostava de saber como foi feita a selecção,ou existiu benemérito para certas freguesias,os compadres infelizmente ainda existem,pelo pouco que vi as pessoas a trabalharem os coscoreis não davam mãos a medir,será que não sobrou uma medalha ,nem que fosse de cortiça,para essa gente que tanto trabalhou e se esforçou.
    Meus amigos ,não só os do Soito da Ruiva, mas todos da Freguesia de Pomares,sigam em frente pode ser que um dia sejam recompensados,como diz a Dª.Teresa Simões e muito bem,o melhor prémio foi a saida de tão elavado numero de coscoreis.
    Força amigos estou convosco,sigam em frente e nunca percam esse ãnimo.Um abraço do sempre amigo.Mike Tango.

    Mário Tavares, 17 de Junho de 2010, 21:26.

  3. Soito da Ruiva na Feira das Freguesias – Arganil

    Olá a todos ! Quero deixar aqui umas breves palavras aos nossos amigos e conterrâneos do Soito da Ruiva .
    Em primeiro lugar , agradecer o convite que me foi dirigido na pessoa do Sr. Carlos Grácio , o qual fez imensa questão em que os acompanha-se á Feira das Freguesias que se realizou de 11 a 13 de Junho em Arganil . Em segundo lugar , uma palavra de agradecimento a todos aqueles que se deslocaram em Autocarro desde a margem sul , passando por Santa Iria , na ida e no regresso , o meu grande Bem – haja pela vossa hospitalidade , foi de facto um prazer imenso ter viajado em vossa companhia . Em terceiro e último lugar , deixo os meus sinceros parabéns a todos quantos tornaram possível a realização deste invento e aos que durante aqueles dias trabalharam incansavelmente para que fosse um verdadeiro sucesso .
    Não podia terminar , sem me referir á gastronomia : os saborosos torresmos que tanto aprecio fizeram-me retroceder uns bons anos ; aos anos da minha juventude em Porto Silvado . Os coscoreis ! Uma fila enorme toda a tarde impediu que eu durante alguns dias pudesse saborear e deliciar-me com eles , pois não era possível esperar mais , tínhamos que regressar . Comigo veio a excelente broa e também um enorme desejo de voltar em breve ao vosso maravilhoso convívio . Agradeço o vosso acolhimento e a vossa simpatia e deixo um fortíssimo abraço de amizade a todos .
    Ernesto Santos

    Ernesto Santos, 20 de Junho de 2010, 17:43.

  4. Meus amigos,
    Como Portosilvadense, venho por este meio expressar o meu contentamento de ter estado presente, mais um ano, na Feira das Freguesias em Arganil, a convite de Soito da Ruiva, na pessoa de Carlos Grácio e sua esposa.
    Queria dar os Parabéns a todas as pessoas que colaboraram, na representação da nossa Freguesia.
    Bem hajam!

    Elvira Duarte, 20 de Junho de 2010, 23:44.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.