Recuperação da escola

Soito da Ruiva, 03 Maio 2010

Já há algum tempo que a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva vem tentando a recuperação do antigo edifício escolar e este tem sido um trabalho feito por fases, mediante as capacidades finaceiras.

Com o grande empenho dos sócios e amigos da CMSR e em especial do Grupo de Danças e Cantares, as obras avançaram considerávelmente, estando o interior praticamente pronto.

Trabalhamos agora para terminar a parte exterior e ali se instalará definitivamente o Museu local.

5 comentários para “Recuperação da escola”

  1. A escola está linda nem pareçe a escola que se vê da serra!

    Zé do Cabeludo, 6 de Maio de 2010, 12:05.

  2. E de louvar o vosso interese e empenho na recuperaçao dessa vossa tão degradada escola. E que de certo tem algum significado para todos os que nela aprenderam a ler e a escrever. Como da para ver pelas fotos ficou um bonito espasso para as mais variaveis atividades. Nao sei se a minha opinião sera bem vista pelos habitantes dessa tão pequena aldeia ou pelos responsaveis dos melhoramentos que vão sendo feitos.Visitei essa bonita e acolhedora aldeia em Setembro 2009 e seguindo a placa que imformava isistir um museu consegui que alguem com simplissidade e simpatia me mostrou essa bela casa que se pode considerar uma reliquia que ainda se conserva tal como os donos nela viveram .Isto sim para mim e considerado um verdadeiro museu o conjunto casa com todos os seus haveres .Com todo o respeito por essa boa gente deixo um apelo mantenhão o museu onde esta e la o seu sitio.Não estraguem talvez uma das mais belas atracões da vossa aldeia

    Maria Amélia Ferreira, 7 de Maio de 2010, 12:05.

  3. Após mais uma visita, parabéns pelas obras em curso.
    Quanto ao Museu, é de todo aconselhável a localização actual, pois parte do espólio fora daquele local perderia algum interesse histórico.
    Acresce que a cozinha é impossível de reconstituir em qualquer local.

    Um abraço.
    Vasco Torres

    VASCO TORRES, 10 de Maio de 2010, 12:07.

  4. Amistosa gente do Soito da Ruiva,foi com contentamento que vi as fotografias das melhorias na vossa antiga escola onde muitos de vós aprenderam as primeiras letras,está realmente bonita,pelo vosso esforço e sacrificio dou os meus parabéns. Parabéns não vos dou se o espólio do vosso museu for transferido para essas modernas instalações,do pouco que conheço do soito da ruiva uma imagem tenho presente,como diz no seu comentário uma srª que por ai passou,só a casa é um museu.Por tudo isto deixo um apelo a todos os meus amigos para bem da vossa bonita terra,não destruam ou deixem destruir a arquitectura que os vossos antepassados com tanto sacrificio edificaram e ai deixaram as suas raizes,mais uma vez apelo e sei que será dificil,mas força amigos, dentro das vossas possibilidades mantanham esse lindo museu no sitio onde está é esse quanto a mim o lugar perfeito.Não considerem isto como uma critica,só o faço por amisade e consideração por todos vós.deixo um abraço amigo não esquecendo o amigo da Pouchâna.Mike tango

    Mário Tavares, 11 de Maio de 2010, 12:07.

  5. Cá da minha parte antes de mais, resisto em comentário que a recupeção do edifício escolar, fazendo parte do plano de valorização dos bens comuns da nossa aldeia e, estando prestes a ser concretizada dentro do rigor tecnico e financeiro, deixa-me(e penso que a todos os soitodaruivenses) muito feliz, (não digo orgulhoso, porque a palavra orgulho é defeituosa). Estão de parabéns todos os que de algum modo têm e continuam a ajudar neste enpreendimento.
    Subjectivamente haverá opiniões favoráveis à manutenção do museu tal como está, todavia, a seu tempo, os responsáveis pelo assunto decerto acharão a melhor solução, porque quem está no convento………
    Por falar em convento, também quero aqui destacar, pela positiva, a parceria que a comissão de melhoramentos tem com a paróquia, tendo em vista manter o património religioso em razoável estado de conservação.Achei bem a divulgação das imagens, só que comporta riscos.
    Tásse-me a acabar a lapiseira mas ainda dá pra dizer com respeito ao barranco do retrato cádaparcer na nossa internete, já tenho pruparados uns ténes brancos núvinhos em folha, próqueder e vier! também quero ir cusdemais. as raparigas numelargam, pra saber nuvidades.
    Vou já desligar este ingrimanço, inda tenho de ir ó curral botar borra de gaz nas patas dos borregos, cus ratos não os largam! Pro causa destas xarepices, cá ficavam os barbilhos e amanhã leite póqueijo vistlo!!
    Daqui da pouchâna recomendações e melhoras da saúde para todos, incluindo pronosso gand’amigo Mike Tango

    Vizinho da Pouchãna, 12 de Maio de 2010, 12:08.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.