Fumeiro do Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 08 Março 2010

Proporcionado pela matança do porco realizada no Carnaval em Soito da Ruiva, apresentam-se aqui as fotografias do “Fumeiro do Soito da Ruiva”.

Como provam as imagens, todos os pormenores “do antigamente” foram contemplados. Nada falta neste fumeiro: o  palaio, as chouriças de farinha e as bolsas (pequenos pedaços de pano onde se colocava a carne que sobrava e já não cabia nas tripas). Também as febras do lombo foram colocadas em azeite para nos fazer as delicias de um belo petisco lá para o Verão. Um grande bem haja à Arminda e ao Manuel Grácio que cuidam do fumeiro em Soito da Ruiva e nos proporcionam estes sabores de antigamente.

Quem quiser provar um destes enchidos, terá essa oportunidade já no Baile da Pinha, no Clube da Ramalha, no próximo dia 13.

6 comentários para “Fumeiro do Soito da Ruiva”

  1. Em soito da ruiva a tradição não morre, mais uma vez parabens gente dessa linda aldeia pelo belo fumeiro,que em casa de D.Arminda e Manuel Grácio estão tratando,e o qual gostei muito de ver e me trouxe recordações da minha infancia,força pessoal, e muito bom apetite para os vossos petiscos,a todos um abraço.

    Mário Tavares, 9 de Março de 2010, 12:15.

  2. Olá pessoal do SOITO DA RUIVA,voçes são imparaveis com o vosso bairrismo e dedicação á terra´ Todo o prosseço desde a matança do porco até á cura dos chouriços no fumeiro, me levaram á minha infânçia em que também se matava o porco na casa dos meus avós. Estão de parabens, e continuen a mostrar a nossa cultura e as nossas tradições Um abraço para todos vós.

    Zé do Cabeludo, 9 de Março de 2010, 12:16.

  3. Caros amigos, isto é o que é genuino da nossa terra, se o sabor for igual à aparençia estão divinais. Um abraço a todos.

    Manuel Fontinha, 9 de Março de 2010, 12:16.

  4. Queria dar os meus parabens às gentes de Soito da Ruiva por organizarem estes eventos espetaculares. São sem duvida pessoas com grande iniciativa. Obrigado e até breve.

    Bruno Casimiro, 9 de Março de 2010, 12:17.

  5. Venho dar os meus parabéns a todo os que contribuiram para que este evento (matança “COM LICENÇA” do porco)fosse um êxito.Quanto ao fumeiro dos enchidos “É um “Spectáculo!!!!!! Apetece dar uma dentadinha.Um abraço a todos e até ás provas.

    A Noiva, 9 de Março de 2010, 12:18.

  6. Parabéns aos AMIGOS de Soito da Ruiva, pois são incansáveis,estive presente aquando da matança do porco, o que fez com que o meu marido se inspirasse e fizesse uma letra (e música), dedicada à matança do porco, que faz parte do nosso reportório do “Grupo de Cantares do Alva e Açor”. Um abraço para todos e continuem

    Dília Costa, 19 de Março de 2010, 12:18.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.