Soito da Ruiva – Baile da Pinha, BTL, Encontro de Concertinas na Casa da Comarca de Arganil…. Grande fim-de-semana!!!…

Soito da Ruiva, 11 Março 2013

O fim de semana de 3 e 4 de Março foi de grande atividade para o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva. Apesar de tardiamente, pelo que apresentamos desculpas, aqui damos notícia desse fim-de-semana.

Antes de começar com o Baile da Pinha (3 de Março) falamos da sua preparação, que começou logo às 7h00 da manhã com confeção dos coscoreis. Resumindo… às 10h00 já haviam desaparecido 10 kg de farinha e tudo estava vendido… “toca de amassar” mais que se venderam até à hora de almoço. Para o Baile da Pinha … feitos na hora e também não houve sobras.

Durante o dia cada um assegurava as tarefas, para que tudo estivesse preparado para o Baile da Pinha. Enfeitar a sala, preparar os petiscos, os prémios…

Pelas 19h00 começavam a chegar amigos que depressa encheram as mesas, saboreando os petiscos regionais disponíveis e assim aconchegando o estômago antes da dança.

A animação musical esteve a cargo da grande amiga Paula Marques que começou o Baile pouco depois das 21h30 e que só terminou pelas 2h00.

Os reis 2012, o Vitor e a Ana Dias, abriram o baile, dando inicio aquela que viria a ser uma noite bem animada e divertida

Vários foram os amigos que nos visitaram mas permitam-nos o destaque daqueles que são oriundos da nossa região : Sobral Gordo, Barroja, Mourisia, Espinho, Pomares, Barrigueiro, Valado, Moura da Serra, Pomares, Sobral Magro…esperando não esquecer nenhum…

Neste ano de 2013 os reis do Baile foram um casal que participou pela primeira vez e, por curiosidade, oriundos da nossa região, o que nos alegrou muito. O Acácio Quaresma com as suas origens no Barrigueiro e a Margarida, oriunda do Valado abriram a pinha e receberam o seu prémio ( uma noite de hotel) e foram coroados pelos reis 2012.

Muito obrigada a todos quantos participaram e aproveitem para ver o que os amigos publicaram sobre este evento…

http://rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt/558781.html

http://barrojaxxi.blogspot.pt/2013/03/com-o-soito-da-ruiva-no-baile-da-pinha.html

No dia seguinte, Domingo dia 4, o GDCSR actuava na BTL a convite do Município de Arganil na BTL em Lisboa. Um convite que agradecemos, pois é para este grupo um prazer representar o seu concelho em eventos de alto nível como este. Para além disso, orgulha-mo-nos, enquanto Arganilenses, de ver o nosso concelho tão bem representado em eventos de divulgação e promoção turística, que poderão contribuir fortemente para o desenvolvimento da nossa região.

Não sendo possível obter fotos restam-nos os amigos que fizeram reportagens fabulosas sobre o evento e a nossa participação.

http://rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt/559445.html

http://barrojaxxi.blogspot.pt/2013/03/btl-2013.html

O dia terminou na Casa da Comarca de Arganil, com a participação do GDC Soito da Ruiva, no IIIº Encontro de Concertinas organizado pela Casa que contou com a presença de mais de 150 concertinas.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.