Almoço aniversário da CM Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 22 Outubro 2012

Ontem, 21 de Outubro (Domingo) a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva celebrou o seu 59º Aniversário, com um almoço na Base Naval de Lisboa (Almada) ao qual compareceram cerca de 120 pessoas.

O dia de convívio iniciou-se com uma excelente visita à Fragata D. Fernando e Glória em Cacilhas, brilhantemente dirigida pelo seu próprio Comandante MG FZ Rocha e Abreu. Uma lição de História do navio, integrada na História de Portugal, contada de  uma forma tão dedicada e entusiasta que prendeu a atenção  do grupo durante toda a visita. Deixamos os nossos públicos agradecimentos ao Sr. Comandante Rocha e Abreu, pela sua disponibilidade, em receber os nosso grupo, num dia, que por ser Domingo, as visitas à Fragata não são habitualmente guiadas.

Seguem-se as imagens da visita, algumas delas gentilmente cedidas pelo Comandante da Fragata D. Fernando e Glória:

A equipa da Base Naval de Lisboa – Alfeite esperava o grupo para, como sempre, servir uma excelente refeição.

Ao mesmo tempo que decorria o convívio, alguns elementos do Grupo de Danças e Cantares, aproveitavam a oportunidade para angariar alguns fundos para a nossa aldeia, através da venda de produtos regionais e artesanais.

Durante o almoço, Teresa Neves, presidente da direção da CMSR, na companhia de toda a direção e membros do Conselho Fiscal e Assembleia Geral presentes, dirigiu palavras de agradecimento a todos os presentes. Destacaram-se os momentos dificeis que a comunidade Soitodaruivense atravessa, pelos motivos de ordem de saúde que tem atingido alguns elementos e que, é nestas alturas que temos de estar mais unidos e mais precisamos dos amigos que nos acompanhem. Agradeceu-se a presença de Ricardo Louça, presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade, um amigo de longa data, representante da freguesia que os Soitodaruivenses de outrora escolheram para melhorar a sua qualidade de vida. Freguesia essa, que todos trazemos no coração pois, certamente,foi aqui que muitos dos assuntos decisivos para o desenvolvimento do Soito da Ruiva foram discutidos. Entre os presentes (todos eles importantes e determinantes para o sucesso das nossas iniciativas) como sempre destacam-se as aldeias e organismos oriundos da nossa região, de salientar: os elementos da direção da Casa da Comarca de Arganil (Carlos Manuel, António Pereira e Ricardo Lourenço que por sua vez representam também, respectivamente,  as aldeias de Ribeira de Celavisa, Piódão e Moura da Serra) a grande Barroja (sempre muito bem representada nas nossas iniciativas) o Sobral Gordo (representado pela Odete Francisco e marido) Vale do Torno, Avelar, Foz d’Ègua (representado pelo recente mas já grande regionalista Carlos Borges e família) o amigo Rouxinol de Pomares e esposa (grande amigo e fundamental na divulgação da freguesia de Pomares concelho de Arganil e a quem o Soito da Ruiva muito deve pela promoção da sua actividade ) os amigos ComTradições, etc etc etc. Destaque houve ainda para a presença do Luís Castanheira e da Susete que, mesmo com as contrariedades que a vida lhe proporcionou nos ultimos tempos, não quiseram deixar de se associar a este convívio. Todos confiamos e acreditamos que este é um momento menos bom nas vossas vidas e que, juntos e “unidos pela força”, o vamos conseguir ultrapassar com serenidade.

A tarde foi animada pelo Grupo de Concertinas da Casa do Benfica da Charneca da Caparica, do qual faz parte o Carlos, elemento do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva.

 

É com orgulho que nos ultimos anos a CMSR tem o prazer de apresentar, no seu almoço de aniversário,  o associado mais novo, que mal acaba de nascer é inscrito como sócio da CMSR. Em 2011 foi a vez do Miguel Fontinha e este ano o Afonso Neves (na foto abaixo ao colo do tio). Para 2013 há já a promessa de se apresentar a Maria Castanheira (que venha com saúde para nos dar muitas alegrias…).

Durante o dia foram vendidas rifas para o sorteio de um casal de serranos que foram sorteados no final do dia. O numero sorteado foi o 96 na posse do Carlos (elemento do GDCSR e do Grupo de Concertinas da Casa do Banfica da Charneca da Caparica).

Não há festa de aniversário sem bolo e “Cantar Parabéns a Você” e foi assim que terminou mais este convívio.

Para o ano será o 60º Aniversário que esperamos seja uma grande festa!

5 comentários para “Almoço aniversário da CM Soito da Ruiva”

  1. Eu, tive o grato prazer de poder estar presente, foi com enorme satisfação que por o terceiro ano consecutivo marquei presença neste evento.
    Estar com as gentes de Soito da Ruiva é estar em família.
    Foi uma honra estar na vossa companhia e de todos que a este almoço se juntaram.
    Parabéns por mais um dia vitorioso.

    Odete, 22 de Outubro de 2012, 16:59.

  2. Há alguns anos que tive a felicidade de descobrir na minha freguesia a aldeia de Soito da Ruiva. E há alguns anos que tenho acompanhado o seu desenviolvimento, as actividades da Comissão de Melhoramentos, o seu esforço, a dinãmica do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, e o amor de todos os descendentes desta nossa aldeia, que foi terra dos seus avós, dos seus pais, e a que hoje chamam sua, embora tenham nascido a centenas de quilómetros. O Soito da Ruiva é um Oásis no movimento regionalista da nossa freguesia, e até da região, arrisco dizer, fruto do trabalho colectivo e do empenho de quem ama profundamente as suas origens. A miim já me tratam como se fosse um natural de Soito da Ruiva. De facto, lá, sinto-me em casa, e ao pé de todos vós sinto-me em familia. É com orgulho que vos vejo representar a Freguesia de Pomares na Feira das Freguesias em Arganil, um evento que tem granjeado sucesso ano após ano, e a “vossa” tasquinha” tem sempre sido um sucesso promovendo e dando uma imagem positiva de Pomares.
    Antes de ir tratar das fotos do vosso almoço de aniverásrio, que decorreu da melhor forma, apesar dos maus momentos de saúde que alguns dos vossos elementos estão a passar, quero deixar aqui um forte abraço do fundo do coração, com a admiração muito grande pelo vosso herculeo trabalho.
    António Manuel Silva ( O Rouxinol de Pomares)

    Rouxinol de Pomares, 22 de Outubro de 2012, 22:46.

  3. Grande amigo António Silva!!«Rouxinól de Pomares»para mim o António e a Fernanda,são considerados,grandes amigos: mais uma vez obrigada, pela vossa presença e divulgação, dos nossos eventos beijinhos……

    Adelina niz, 23 de Outubro de 2012, 15:26.

  4. Para os amigos António ,e Fernanda,um muito obrigádo por estarêm presentes no almoço de domingo,beijinhos….

    Adelina niz, 23 de Outubro de 2012, 15:31.

  5. Votos para que este evento se repita por muitos anos
    Cumprimentos

    Armando Nascimento, 24 de Outubro de 2012, 10:11.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.