GDC SOITO DA RUIVA EM FESTIVAIS DE FOLCLORE II

Soito da Ruiva, 17 Julho 2012

No passado fim de semana foi a vez do GDC Soito da Ruiva participar no Festival do Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia – São Bartolomeu da Serra (Santiago do Cacém). Mais uma vez uma retribuição, pois o Rancho Ninho de Uma Aldeia participou no IIº Encontro de Folclore realizado pelo GDCSR, no passado dia 5 de Maio, na Casa da Comarca de Arganil, em Lisboa.

O GDCSR deslocou-se em autocarro desde Almada, obviamente proporcionando uma viagem de alegre convívio entre o grupo.

À chegada, conforme combinado no programa, começou o desfile pela aldeia de Vale D’Agua. Sendo este grupo o único, dedicado ao folclore, em todo o concelho de Santiago do Cacém, faz questão de efectuar o seu festival, um ano em cada uma das suas freguesias. Este ano foi a vez de Vale d’Agua que comemorava simultâneamente o  aniversário da sua elevação a freguesia e, deste modo, a população, bastante motivada, empenhou-se de uma forma exemplar na decoração das ruas por onde passaria o desfile dos 6 grupos de folclore presentes:

Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia – o grupo anfitrião

Rancho  Folclórico e Etnográfico de Penedono

Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria – Castelo de Vide

Rancho Folclórico Recreios da Venda Seca – Belas / Sintra

Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva

Rancho Folclórico Olhitos da Bairrada – Anadia

As imagens do desfile:

Como é habitual nestes eventos, cada grupo terminou o desfile passando, um de cada vez, pelo palco. Ali permaneceram os porta estandartes de cada grupo durante os discursos protocolares, terminado com a entrega das lembranças por parte do grupo anfitrião… a destacar a originalidade e quantidade de lembranças oferecidas a cada grupo pelas entidades organizadoras deste Festival de Folclore.

 

De destacar também a forma impar como este festival foi organizado, em especial a refeição servida a todos os grupos, patrocinada pela Junta de Freguesia de Vale d’Àgua: Canja de galinha caseira, Jantarinho de Grãos à moda do alentejo (uma delicia….) carnes grelhadas e uma mesa de frutas e doces com uma grande variedade e qualidade.

Pela meia noite chegou a vez da actuação do GDCSR. Casa cheia ( mesmo com hora tardia) muitos aplausos e um acolhimento excepcional por parte da população local e do grupo anfitrião.

Terminada a actuação foi o regresso a Almada… cansados mas de “alma cheia” … Excelente organização e “bonito de se ver” como as autarquias locais apoiam estes grupos culturais da sua terra. Esperamos que assim continuem!…

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.