Convívio em Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 04 Novembro 2010

No passado fim de semana a família Soitoruivense esteve em convívio.

No Sábado, dia 30 de Outubro, pelas 14h00 e debaixo de uma chuva intensa, saía um autocarro com 50 pessoas do Centro Sul- Almada. À chegada ao Soito da Ruiva, pelas 19h00, já cerca de 40 pessoas  esperavam para o jantar que marcaria o início de um fim de semana em convívio que os presentes terão na memória por muito tempo.

Chegada ao Soito da Ruiva

Chegada ao Soito da Ruiva

Antes do jantar era a visita às adegas.

Visita às adegas

Visita às adegas

Depois do jantar, a chuva continuava, mas no edificio da antiga escola, concertinas, ferrinhos e vozes animavam  os presentes com musica popular da região.

No Domingo de manhã, graças aos amigos da Sobreda  e com a excelente colaboração do nosso pároco, Padre Sousa, procedeu-se à Celebração da Palavra, acto religioso celebrado na capela de São Lourenço em Soito da Ruiva.

No final da manhã visitou-nos o Presidente da Cãmara Municipal de Arganil, Eng. Ricardo Pereira Alves, o Presidente da Junta de Freguesia de Pomares, Sr. Amândio Dinis, o chefe de gabinete da presidência do município de Arganil, Eng. Paulo Rodrigues e o grande amigo da serra Dr. Armando Cosme. Na sede da Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva discutiram-se assuntos de interesse da aldeia, em especial a recuperação da fossa, assunto de caracter urgente e que, para nossa grande satisfação, depois desta visita do Sr. presidente, se prevê uma resolução rápida.

O almoço (cozido à portuguesa) foi servido a 90 pessoas no antigo edifício escolar e, depois do almoço, cantou-se os Parabéns a duas aniversariantes com diferença de 80 anos. A Mariana Simões completou 12 anos e a Ti Conceição a bonita idade de 92.

Servir o cozido

Servir o cozido

Sobremesas

Sobremesas

Parabéns Mariana e Ti Conceição

Parabéns Mariana e Ti Conceição

Neste almoço, Soito da Ruiva contou com a presença de vários amigos, alguns deles visitando a aldeia pela primeira vez. Entre os amigos estavam o Prof. Carvalhais Costa e esposa e o amigo António Silva (Rouxinol de Pomares) e esposa.

Num discurso bem disposto e informal (que já nos caracteriza) foi feito um agradecimento a todos quantos participaram (tornando possível este convívio) às cozinheiras voluntárias, aos habitantes do Soito da Ruiva que antes da chegada “dos de Lisboa” prepararam a sala e confeccionaram o arroz doce, a tigelada e a broa e aos amigos que ofereceram produtos alimentares para confeccionar as refeições deste fim de semana e que, desta forma, ajudaram a Comissão de Melhoramentos a obter um saldo de 900 euros nesta iniciativa.

Discurso...sempre informal!

Discurso...sempre informal!

A tarde foi passada em convívio e no final do dia esperava-nos uma sopa do cozido, castanhas assadas e torresmos à moda do Soito da Ruiva. A “pinga” era bem agradável, de produção local e servida na cantara.

O serão foi novamente de “cantoria” , muito animado e divertido.

Na segunda feira , depois do almoço regressou-se a Lisboa num ambiente de grande alegria e boa disposição, preparando já próximas iniciativas que serão divulgadas muito em breve.

Regresso a Lisboa

Regresso a Lisboa

1 comentário para “Convívio em Soito da Ruiva”

  1. É um sspectáááááááááááculooooo!!!!
    Assistir e participar nas vossas iniciativas é uma forma de nos tornarmos fãs da Serra do Açor e da Freguesia de Pomares, porque conviver convosco é conviver com gente boa, amiga, solidária e sã, e só isto já é muito. Mas para além disto, vocês, todos, conseguem ainda presentear-nos com as vossas danças, os vossos trajes e a vossa música genuína. Ah! E vimos sempre de barriga cheia de coisas boas, como são as vossas filhoses (coscoreis), a tijelada e muitas mais gulodices, como são os bolos do amigo Carlos Grácio. Este fim de semana foi uma jornada inesquecível Um grande abraço para todos os Soitodaruivenses e é muito bom ser vosso amigo.
    António Manuel Silva (O Rouxinol de Pomares)

    O Rouxinol de Pomares, 4 de Novembro de 2010, 9:35.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.