Semana da Beira Serra – Portugal Rural – Lisboa

Soito da Ruiva, 26 Maio 2010

Como anunciado neste site, o Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva animou hoje a Mostra de Produtos Locais e da Cultura da Beira Serra, evento promovido pela ADIBER ( Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra) que se realizou na Loja Portugal Rural em Lisboa, numa semana dedicada à Beira Serra sob o tema: “Saberes e Sabores da Nossa Terra”. A animação esteve também a cargo do Rancho Folclórico da Candosa (concelho de Tábua) e do Grupo de  Concertinas de Góis.

Possibilitou-se, a cada participante, a venda de alguns produtos e o Soito da Ruiva apresentou na Loja, alguns artigos de artesanato como desmonstram as fotografias em baixo. Também para a mostra gastronómica o Grupo participou com os “Bolos do Forno” e os já famosos “Coscoreis”, confeccionados respectivamente pela Benvinda Lopes e pela Fernanda Fontinha que, mesmo sem poderem estar presentes por motivos de saúde dos seus familiares, não deixam “de estar connosco”. O nosso bem-haja para elas !!!!

Várias entidades estiveram presentes no evento, entre eles: os presidentes das Câmaras de Gois e de Oliveira do Hospital, o Vereador da Câmara de Arganil Dr. António Cardoso, os representantes das Casas Regionais sediadas em Lisboa (a Casa da Comarca de Arganil estava muito bem representada pelos seu presidente Sr. António Francisco, que se fazia acompanhar do Sr. Jaime e do Sr. Lopes Machado, também eles dirigentes da Casa da Comarca de Arganil), vários confrades da Confraria do Bucho de Arganil, vários orgão da comunicação social local entre muitos outros.

O Dr. Miguel Ventura fazia as “honras da casa” como representante da ADIBER, a quem desde já o GDCSR agradece o convite . É com muito agrado que participamos em eventos como este, que vão ao encontro dos objectivos do GDCSR, ou seja, divulgar a cultura, os hábitos e costumes da nossa região.

No final, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva e o Grupo de Concertinas de Goís juntaram-se num animado convívio musical.

O GDCSR estará sempre disponível para estas acções de divulgação da nossa região assim as entidades competentes as promovam!!!

Nota: as 3 primeiras fotos são do amigo Rouxinol de Pomares também presente no evento.

2 comentários para “Semana da Beira Serra – Portugal Rural – Lisboa”

  1. Caras Amigas e Caros Amigos,

    Muito obrigado pela vossa presença e disponibilidade, a qual veio enriquecer a Mostra que decorreu no âmbito da Semana da Beira Serra, demonstrando o vosso espirito empreendedor que deve servir de exemplo para toda a Região. Só em parceria e unidos em torno dos mesmos objectivos poderemos criar condições para um maior desenvolvimentodeste território, possibilitando uma melhor qualidade de vida a quem reside e resiste nas nossas Aldeias.

    Para todos vós, o nosso grande Bem-Haja.

    Miguel Ventura

    Miguel Ventura, 27 de Maio de 2010, 20:59.

  2. As tradições são o que os povos têm de mais bonito. É de louvar o empenho de toda esta gente em manter bem vivas as tradições da sua terra. Um grande bem haja a todos e que continuem com o entusiasmo e alegria que vos caracteriza.

    Diogo Costa, 27 de Maio de 2010, 21:01.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.