Dia de Santa Cruz no Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 17 Maio 2010

No passado dia 3 de Maio celebrou-se o dia de Santa Cruz. Em Soito da Ruiva, bem como nas aldeias da nossa região, esta data era marcada pela colocação de uma cruz de paus e canas decorada com flores e ramos de loureiro nas fazendas. Assim as terras eram como que abençoadas esperando-se uma boa colheita para esse ano. Em Soito da Ruiva esta tradição mantêm-se como provam as fotografias recentes anexadas em baixo.

Resumidamente explicamos o significado desse dia

A veneração a Santa Cruz remonta ao ano de 292, quando a imperatriz Helena, esposa de Constâncio Cloro, perseguida pela obsessão de encontrar a Cruz de Cristo, pediu ao imperador autorização para demolir o templo dedicado a um dos deuses do império romano, construído no monte Calvário, uma vez que estava convicta de encontrar a relíquia debaixo do grande templo.

Conseguida a autorização, mobilizou muitos obreiros, tendo encontrado os escombros do templo não uma, mas três cruzes, deduzindo que uma deveria corresponder a Cristo e as outras a cada um dos ladrões, com as quais haviam sido crucificados.

Como saber qual das cruzes seria a de Jesus? Diz-nos a lenda que Helena ordenou que trouxessem perante si um defunto, que encontrara prestes a ser sepultado, sobre o qual foram colocando cada uma das cruzes. Ao tocar uma delas, o defunto recuperou a vida. A dúvida havia-se dissipado: esta era a cruz em que morreu o Redentor do mundo. Por esta razão a imperatriz Helena foi canonizada, e se venera como Sanata Helena da Cruz (ou Santa Cruz).

Com a morte de Constâncio Cloro, foi proclamado imperador seu filho Constantino, que tomou a Cruz como símbolo protector, o qual a levaria em todas as batalhas. A mesma Cruz que seria colocada na sua coroa.

Já no século VII, no império romano do oriente, no ano de 611, o rei persa Cosroes II levou a cabo as conquistas das províncias bizantinas orientais, com um poderoso exército, arrasando a Síria e Jerusalém, que viria a cair nas suas mãos no ano de 614.

A Igreja do Santo Sepulcro, erigida por Constatino, seria saqueada e incendiada pelos invasores, levando consigo, entre tantas relíquias, a Santa Cruz. Esta seria recuperada pelo imperador Heraclio, que pessoalmente a conduziria a Jerusalém, a 21 de Marlo de 630, segundo o relato do historiador arménio Sebeos “História do Império Heraclio”. A sua festa teria lugar a 3 de Maio, desconhecendo-se, porém, a razão desta data. (texto retirado de http://www.praiadesantacruz.com)

1 comentário para “Dia de Santa Cruz no Soito da Ruiva”

  1. Bonito texto e parabéns a quem o recriou, e assim muita gente ficou a saber o significado da Santa Cruz,que Santa Cruz abencõe não só este batatal que imagino de quem seja, mas todas as terras do mundo.

    Mike Tango

    Mário Tavares, 18 de Maio de 2010, 19:25.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.