Soito da Ruiva na Feira das Freguesias

Soito da Ruiva, 16 Junho 2009

Conforme aqui noticiado, Soito da Ruiva representou a Freguesia de Pomares na Feira  das Freguesias em Arganil.

Depois de passado este evento e de analisarmos a nossa prestação podemos dizer que, mais uma vez, esta foi uma iniciativa em que nos deu um prazer enorme em participar. É sem duvida um evento a repetir em Arganil, tanto pela divulgação da nossa região como pelo número de pessoas que traz ao concelho.

Mesa de abertura da Feira

Mesa de abertura da Feira

Tasquinha / abertura da feira

Tasquinha / abertura da feira

O casal serrano guardião da tasquinha

O casal serrano guardião da tasquinha

A "Maria" do Soito da Ruiva

A "Maria" do Soito da Ruiva

Parte da equipa de serviço

Parte da equipa de serviço

De todas as iguarias existentes na nossa Tasquinha, os coscoreis, são sem duvida os mais procurados e sempre esgotados. No entanto, os elogios aos pratos confeccionados pelo Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva foram constantes, o que nos deixa motivados e com vontade para voltar noutra oportunidade.

A super equipa do "Coscorel"

A super equipa do "Coscorel"

Pormenor dos Coscoreis (a fritar)

Pormenor dos Coscoreis (a fritar)

Pormenor dos Coscoreis

Pormenor dos Coscoreis

Outro factor para a nossa motivação é sem duvida a visita de conterrâneos e amigos. Esperando não esquecer ninguém, um agradecimento especial para os visitantes oriundos das aldeias de Sobral Magro, Espinho, Foz da Moura, Sobral Gordo,  Barroja e Porto Silvado, todas elas da Freguesia de Pomares que simpaticamente nos visitaram e tomaram as suas refeições na Tasquinha da Freguesia de Pomares.

O mesmo agradecimento para os Pomarenses, que se fizeram representar em grande número durante todos os dias do certame. É sem duvida o vosso apoio que nos dá força para continuar o nosso trabalho.

Para além da gastronomia, quem nos visitasse poderia comprar vários produtos regionais e artesanato bem como apreciar a projecção de várias fotografias de todas as aldeias da freguesia de Pomares. Este foi um trabalho que devemos agradecer a vários amigos que nos fizeram chegar fotografias das suas aldeias, em especial o grande amigo Rouxinol de Pomares que nos cedeu grande parte das fotografias projectadas.

Banca de Artesanato

Banca de Artesanato

Pormenor da Banca de Artesanto

Pormenor da Banca de Artesanto

O dia mais animado na nossa tasquinha foi sem duvida o Domingo, um dia de Pomares em Arganil com a actuação de 3 grupos da Freguesia. Primeiro o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva na Fonte de Amandos, carinhosamente aplaudido pelo Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, que actuaria em seguida na palco da Praça Simões Dias. Por último a Filarmónica de Pomares que, para além do brilhante concerto que proporcionou no palco da Fonte de Amandos, brindou o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva com uma pequena demonstração musical junto à tasquinha no final do dia, antes da  sua partida para Pomares. Como não podia deixar de ser, este foi mais um dos vários momentos de grande animação que se viveram junto da nossa tasquinha. Pomarenses e membros do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva rapidamente formaram pares a dançar ao som da União Recreativa Musical Pomarense.

Momento de animação na tasquinha

Momento de animação na tasquinha

O pequeno André, grande promessa do futuro da Filarmónica, tem as suas raízes no Soito da Ruiva

O pequeno André, grande promessa do futuro da Filarmónica, tem as suas raízes no Soito da Ruiva

Gente do Soito da ruiva e de Pomares num baile de improviso proporcionado pela Filármonica de Pomares

Gente do Soito da ruiva e de Pomares num baile de improviso proporcionado pela Filármonica de Pomares

Teresa Neves com o grande mestre da Filarmónica de Pomares - Sr. Abílio Francisco

Teresa Neves com o grande mestre da Filarmónica de Pomares - Sr. Abílio Francisco

Soito da Ruiva presente na tasquinha e na Filarmónica (a Ana a dançar é descendente do Soito da Ruiva)

Soito da Ruiva presente na tasquinha e na Filarmónica (a Ana a dançar é descendente do Soito da Ruiva)

De salientar que, tanto o Grupo Etnográfico  Raizes de Sobral Gordo como a Filarmónica de Pomares, também este ano, escolheram a Tasquinha da Freguesia de Pomares para a sua refeição, facto que devemos agradecer e que consideramos um grande apoio ao Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva. Muito obrigado!!!

Pelo quarto ano consecutivo a participar na Feira das Freguesias em Arganil em representação da Freguesia de Pomares, o balanço é muito positivo. O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva agradece à Camara Municipal de Arganil, pelo convite pela participação na animação da feira e à Junta de Freguesia de Pomares, pelo voto de confiança que nos faz em representar a freguesia neste evento, bem como por todo o apoio que sempre nos presta na organização. Podem sempre contar connosco!!!

7 comentários para “Soito da Ruiva na Feira das Freguesias”

  1. E que bem representados estivemos!
    Agradeço em nome do Vale do Torno.

    Isabel Lourenço - CMVT, 27 de Julho de 2009, 17:38.

  2. Olá a todos mais uma vez o GDCSR esteve em GRANDE, é dificil explicar, mas também não há muito para explicar, basta dizer que são os melhores.Tiveram em GRANDE Representaram a nossa Aldeia( Soito da Ruiva) com todo o talente e empenho, melhor era impossivel; deram o máximo. Parabéns a todos quantos participaram e trabalharam nesta festa. Parabéns teresa por toda a tua dedicação. Temos muito orgulho em trabalhar contigo.

    Parabéns GDCSR. Continuem sempre assim,vale a pena e todos juntos faremos sempre sucesso.

    Felicidades para todos.
    Célia Neves

    Célia, 27 de Julho de 2009, 17:51.

  3. Olá a todos, mais uma vez o GDCSR mostrou que com vontade, boa disposição, talento, amizade, e gosto pela nossa aldeia,e principalmente muita união, tudo se consegue com sucesso. Nunca tinha visto uma festa assim, e realmente tenho a dizer que mais uma vez foi espectacular e grandioso este trabalho. Gostei muito de estar presente.

    Parabéns Teresa mais uma vez me surpreendeste, toda a tua dedicação e amizade é de louvar.
    Parabéns a todos quantos trabalharam e participaram nesta festa.

    Estava tudo excelente, desde a organização, o espaço, o artesanato, o convivio a chagada do autocarro a partida do autocarro, realmete são todos excelentes. Isto sim é uma familia.

    Parabéns a todos. Um abraço cheio de amizade
    Nuno

    Nuno, 27 de Julho de 2009, 17:51.

  4. Muitos parabéns ao Soito da Ruiva a todos os que se empenham e muito bem, não há palavras para descrever o que são todos. Só tenho uma palavra QUE DIREI SEMPRE SÃO OS MAIOOOOOOOOOOOOOORES

    Muita coisa boa para o Soito e para todos

    Irene Gomes

    Irene Gomes, 27 de Julho de 2009, 17:57.

  5. Parabéns Soito da Ruiva, pelos filhos que tém.

    Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, muitas felicidades, muta força e coragem para continuarem sempre assim.Vocês são realmente fantásticos.

    Em meu nome pessoal e em nome do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, um abraço do tamanho do mundo para todo o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva e para todos os (Soitarruvenses) em Geral. Um agradecimento profundo pela forma como fomos recebidos e tratados, na Tasquinha da nossa Fregusia, por vós representada.

    Muito Obrigado!
    Contem sempre comnosco!

    Odete Francisco, 27 de Julho de 2009, 17:59.

  6. Caros Amigos,

    Quero felicitar-Vos pelo excelente exemplo de amor à Vossa terra que demonstraram, uma vez mais, no decorrer da Feira das Freguesias.

    O Vosso empenhamento e voluntarismo, deverá constituir uma motivação e um incentivo para todos nós que, ligados ou não, ao movimento regionalista temos o dever de contribuir para o engrandecimento do nosso Concelho.

    Com um forte abraço de amizade para todos Vós, em especial para a lider desse Grupo, Teresa Neves,

    Miguel Ventura

    Miguel Ventura, 27 de Julho de 2009, 18:01.

  7. É com amor á terra, vontade e uma união como a vossa que consegue separar as adversidades que se vão encontrando pelo caminho se consegue um trabalho como o vosso. Em ARGANIL foram o maximo, na organzação e empenho de todos na demonstração dos vossos produtos regionais á gastronomia estão de parabéns

    Continuem porque estão no bom caminho

    E á Teresa Neves e aos seus colaboradores que formam um grupo digno de admiracão os meus PARABENS.

    Zé do Cabeludo, 27 de Julho de 2009, 18:03.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.