Encontro pelo site www.soitodaruiva.com

Soito da Ruiva, 03 Junho 2009

Como aqui publicado em 3 de Fevereiro deste ano na notícia “Já valeu a pena…”, 2 descendentes de Soito da Ruiva (a Fátima Lopes e o Casimiro dos Santos), reencontraram as suas origens através deste site. Depois de receber as suas mensagens, tentámos identificar os seus familiares junto dos mais velhos. Manuel Grácio Francisco, elemento do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, depressa os identificou como sendo seus familiares e ajudou-nos a identificar outros laços familiares. Imediatamente Manuel Grácio Francisco se pôs em contacto com a Fátima Lopes, via telefone. Com o Casimiro dos Santos vários e-mails têm sido trocados, para além dos simpáticos comentários que tem deixado no nosso site.

Ficámos muito sensibilizados pelo entusiasmo que a Fátima e o Casimiro demonstram em conhecer a aldeia e os familiares que ainda ali têm.

Quanto ao Casimiro, residente na área da Covilhã e Professor de História numa escola local, aguardamos ansiosamente por conhecê-lo na festa de Soito da Ruiva em Agosto próximo. Será com muita alegria que o receberemos bem como à sua família.
A Fátima, tivemos o grande prazer de a conhecer e conviver com ela durante o passeio que realizamos no passado dia 31 de Maio a Almeirim. Marcámos o passeio convívio nesta localidade onde, por coincidência, a Fátima reside, exercendo funções de Engenheira Civil na Câmara Municipal de Azambuja. Assim que soube que ali realizaríamos um dos nossos convívios, depressa a Fátima se inscreveu para partilhar connosco esse dia e antecipadamente conhecer alguns dos seus familiares. Podemos dizer que, tanto para nós como para a Fátima, foi um momento muito emotivo mas de muita alegria para todos. A Fátima é realmente uma pessoa muito simpática e simples como as gentes da nossa região. De facto, não nega as suas origens. Depois do encontro na Casa Museu dos Patudos, a Fátima seguiu connosco para a Quinta da Feteira e aí pode conversar e partilhar a sua história de vida com os seus familiares presentes: Manuel Grácio Francisco, Maria Arcanja, Maria e Fernando Bento, Américo Casimiro, Hermínia e a Cláudia. Ficámos ainda a conhecer a família da Fátima, a mãe e os filhos (Pedro e a Alice).

Manuel Grácio Francisco e Maria Arcanja, mostravam a sua satisfação por encontrar mais estes familiares com quem haviam perdido o contacto há muitos anos. Maria Arcanja, a costureira do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, que já nos vem habituando com os seus deliciosos bolos, não podia deixar de nos presentear com 2 bolos para comemorar este encontro familiar. Fátima, foi de facto um prazer imenso conhece-la, contamos consigo como filha do Soito da Ruiva e desejamos poder partilhar consigo muito mais momentos de convívio como este.

BEM-VINDA!!!!!!!

Fátima Lopes com os filhos, a Alice e o Pedro

Fátima Lopes com os filhos, a Alice e o Pedro

Américo, a Hermínia e a Cláudia (o avô da Fátima e o bisavô da Hermínia eram irmãos)

Américo, a Hermínia e a Cláudia (o avô da Fátima e o bisavô da Hermínia eram irmãos)

Maria e Fernando Bento, Manuel Grácio Francisco e Maria Arcanja (familiares da Fátima)

Maria e Fernando Bento, Manuel Grácio Francisco e Maria Arcanja (familiares da Fátima)

A família reunida

A família reunida

Maria Arcanja partindo os bolos

Maria Arcanja partindo os bolos

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.