História

Soito da Ruiva, 23 Julho 2008

A Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva foi fundada a 17 de Outubro de 1953.

Cansados do isolamento da sua terra, motivados e ajudados por amigos de outras aldeias, alguns homens naturais de Soito da Ruiva, migrados na área de Lisboa, decidem fundar a 17 de Outubro de 1953 a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva. O objectivo era o de em conjunto com a Câmara Municipal de Arganil e a Junta de Freguesia de Pomares, trabalharem para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida dos residentes na aldeia. Este tipo de associativismo / regionalismo surgiu em força nas décadas de 40/50 e quase em exclusivo nos concelhos de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra.

O primeiro melhoramento da Comissão foi a construção da escola primária que possibilitou na altura o ensino a cerca de 30 crianças. Mais melhoramentos se seguiram, entre eles: a distribuição de correio, a abertura de estradas de acesso à aldeia, a construção de pontões nas ribeiras, o telefone, a construção da casa de convívio, o abastecimento de água ao domicílio, a electrificação e, mais tarde, a rede de saneamento básico, o alcatroamento de estradas, e a construção da piscina, entre muitas outras obras.

Todo o progresso de Soito da Ruiva se deve ao empenho da Comissão de Melhoramentos e à parceria que até hoje se mantêm com a Câmara Municipal de Arganil e Junta de Freguesia de Pomares.

As suas fontes de receita são os vários eventos que organiza, nomeadamente os piqueniques, os almoços e passeios de convívio, e a festa anual em Soito da Ruiva. É a participação activa de todos os conterrâneos e amigos que, dentro das suas possibilidades financeiras, ajudam a Comissão a promover e a desenvolver os melhoramentos necessários ao bem-estar de todos quantos vivem em Soito da Ruiva.

Agregado à Comissão de Melhoramentos, surge em Agosto de 2000, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva. A sua actividade baseia-se na divulgação da cultura, do cancioneiro, da etnografia e dos hábitos e costumes da aldeia bem como de toda a região da Serra do Açor. Contam-se já várias actuações e em Janeiro de 2008 editou o seu primeiro CD.

Em Junho de 2008 é inaugurado o site da Aldeia, resultado da parceria estabelecida entre a CMSR e a Trenmo no ano de 2006, com participação do Museu da Pessoa e da Dra. Olívia Da Silva. Trata-se de um projecto encarado pela CMSR como um tributo aos nossos antepassados e um legado para o futuro que importa registar e preservar, mantendo assim vivas as raízes e tradições.

Encarado como um acontecimento importante para a aldeia, marcará a história de Soito da Ruiva como o ponto de viragem para a adesão a novos meios e tecnologias, permitindo a divulgação da história, cultura, tradições e informação. Será também um ponto de encontro de reflexões, de partilha de ideias e que possibilitará a divulgação dos projectos em curso e futuros.

Um dos principais objectivos será o incentivo à união e reconciliação de todas as gerações com a sua aldeia, mantendo esta proximidade à distância de um simples “clique”.

Trata-se de um projecto que, consequência da participação das várias entidades envolvidas, além das características referidas terá uma forte vertente sociológica, destacando as formas de vida, os costumes e as tradições de quem viveu e continua a viver em Soito da Ruiva.

Por fim, um agradecimento especial a todos quantos colaboraram neste projecto, sendo justo a referência a toda a equipa da Trenmo, liderada pelo Prof. Álvaro Costa e coordenada pela Dra. Liliana Monteiro, pela sua dedicação, sensibilidade e irrepreensível profissionalismo, assim como a Associação Museu da Pessoa, pelos registos audiovisuais e literários, e à Dra. Olívia Da Silva pelos registos e trabalhos fotográficos. Sem o empenho e participação de todos este projecto não teria sido possível.

2 comentários para “História”

  1. Blog VOZ DO GOULINHO deseja a todos os membros da comissão de melhoramentos muita saúde para continuarem com os vossos projectos para bem da vossa linda terra Soito da Ruiva.

    antonio assunção

    Antonio Assunção, 26 de Julho de 2008, 12:00.

  2. Primeiro de tudo quero dar os meus parabens pela excelente página e a todos que tiveram a ideia de divulgarem ao mundo a vossa aldeia Soito da Ruiva, e acrescento que esta página(sitio)é um excelente exemplo pra que todas as aldeias deste Portugal atrasvés da internet se darem a conhecer ao mundo! e abraçar todos que delas possam estar distante!

    O meu nome é Fernando Lourenço e as minhas raízes de família passam por Pomares talvez mesmo por Soito da Ruiva!Terras que nunca visitei mas que num futuro próximo quero fazelo.
    E venho por este meio tentar saber mais sobre as minhas raízes!

    O meu avô(paterno) Manuel Joaquim Guilherme nasceu em Pomares a 25 de Abril de 1895 e faleceu em Lisboa a 8 de Maio de 1957. Avô que eu nunca conheci pois ele faleceu antes do meu nascimento em 1959.

    Caso alguém que leia esta menssagem e conheça o nome acima citado ou alguém de possível parentesco! Que entre em contacto comigo para eu tentar saber mais sobre as minhas raízes!

    A única outra informação que tenho é que os pais do Manuel Joaquim Guilherme, o pai tinha o nome António Joaquim e a mãe Guilhermina de Jesus!

    Pelo que eu pude ver na página com as fotos dos habitantes de Soito de Ruiva alguns dos apelidos são “Jesus” que é o mesmo da minha bisavó Guilhermina de Jesus!

    Agradeço qualquer informação para o meu email:
    fmp_lourenco@hotmail.com

    Com os melhores cumprimentos

    Fernando Lourenço

    Fernando Lourenço, 26 de Julho de 2009, 4:09.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.