Faleceu a Rosa Castanheira – ATUALIZAÇÃO

Soito da Ruiva, 14 Maio 2013

É  com grande pesar e profunda tristeza que comunicamos o falecimento da Rosa Castanheira.

Depois de uma grande luta contra uma grave doença durante largos meses, faleceu hoje, dia 14 de maio, pelas 19h30, no Hospital Garcia de Orta em Almada.

Elemento do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva desde a sua fundação, participante ativa e assídua em todas as iniciativas do Soito da Ruiva, elemento fundamental na equipa dos coscoreis… na verdade um exemplo de amor e dedicação pela sua terra e pela causa do regionalismo.

A Rosa merecia muito mais… mas a grande tristeza de a ter perdido, a saudade que já sentimos e pensando na mulher lutadora que foi ao longo da vida,  inclusive na doença, não conseguimos encontrar mais palavras…

Enviamos a mais sinceras condolências ao seu marido, António Castanheira, ao seu filho Luís Castanheira e nora Susete (tesoureiro e secretária da Comissão e Melhoramentos de Soito da Ruiva).

O velório realiza-se na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Cova da Piedade / Laranjeiro) a partir das 16h00 de hoje (15 de maio).

O funeral será no cemitério de Sobral Magro (Pomares / Arganil) amanhã, dia 16 de maio, pelas 15h00 (saída da Cova da Piedade às 9h00)

16 comentários para “Faleceu a Rosa Castanheira – ATUALIZAÇÃO”

  1. Depois de tanto sofrer… Descanse em paz Rosa…

    Cristina Manaia, 14 de Maio de 2013, 22:51.

  2. Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento da Rosa Castanheira. Ao longo deste ultimos anos habituei-me a conviver com as pessoas mais dedicadas à sua terra e à causa regionalista e habituei-me ainda a comer os csocureis onde havia a mão da Rosa Castanheira. Lamento profundamente esta perda para esta nossa aldeia do Soito da Ruiva e para a Freguesia de Pomares. Para toda a comunidade do Soito da Ruiva e em especial para o marido António Castanheira, para o filho, Luís Castanheira e para a Susete, sua nora, deixo aqui o meu pesar emocionado. Paz à sua alma e um eterno descanso…
    António Manuel Silva ( O Rouxinol de Pomares )

    Rouxinol de Pomares, 14 de Maio de 2013, 23:20.

  3. A Liga dos Amigos de Barroja associa-se neste momento de dor e envia as mais sentidas condolências ao marido, filho e nora.

    Que descanse em paz.

    Liga dos Amigos de Barroja, 14 de Maio de 2013, 23:28.

  4. A luta foi longa, dolorosa e inglória, Decerto, neste momento, está a ocupar um lugarzinho no céu, onde vai continuar a seguir os passos de todos vós.
    Para o António, Luís e Suzete um grande beijinho e toda a minha solidariedade.
    Descansa em paz, Rosa.

    Lourdes Filipe Martinho, 14 de Maio de 2013, 23:29.

  5. Hoje partiu mais uma grande mulher,uma amiga foi bom ter convivido contigo Rosa hoje há mais uma estrela a brilhar no céu não merecias tanto sofrimento descansa em paz amiga estarás sempre no meu coração

    isabel, 15 de Maio de 2013, 0:26.

  6. Hoje deixou-nos uma grande amiga, que Deus a leve para um bom lugar, e onde estiver que peça a Deus por todos nós…
    Deixou-nos sem uma palavra ofensiva…maravilhoso
    Descança em paz.
    Beijinhos para o António, Luis, Susete e Maria.
    célia, 15 de Maio de 2013, 8:35.

    célia, 15 de Maio de 2013, 8:36.

  7. Fiquei muito triste, A toda a família, seus amigos e a todos os elementos do Rancho de Soito Da Ruiva, sentidas condulências. Que sua alma descanse em Paz. Glória Marques.

    Glória Marques, 15 de Maio de 2013, 8:47.

  8. Rosa, a tua luta contra a morte foi longa, mas ….ela foi mais forte!
    Lamento, todos perdemos uma grande mulher.
    Acredito que o céu foi o teu caminho, e também acredito que podes ser o nosso ANJO DA GUARDA!
    Ana Santos

    Ana Santos, 15 de Maio de 2013, 9:10.

  9. Ninguém morre enquanto permanecer vivo no coração de alguém. Descansa em Paz.

    Rui Bento, 15 de Maio de 2013, 13:05.

  10. A Filarmónica Pomarense também habituada no convivio com esta grande senhora não pode deixar de testemunhar a n/profunda tristeza por esta baixa nao só para a comunidade do Soito da Ruiva mas para toda a nossa freguesia que ela tanto amava. Nesta hora de dor apresentamos as sentidas condolências a toda a sua familia e também ao Grupo de Danças e Cantares que perdeu uma das suas muito boas colaborantes.
    Paz à sua alma e que Deus lhe dê o eterno descanso.
    União Recreativa Musical Pomarense

    União Recreativa Musical Pomarense, 15 de Maio de 2013, 13:19.

  11. Para uma Grande Mulher que fez a sua jornada da vida com um enorme sentido de disponibilidade, amizade e carinho para com os outros, o Céu, se é que existe.., deve-lhe ter reservado um óptimo lugar.
    Depois de tanta Abnegação ao longo do seu grande sofrimento,
    Descansa em Paz, Rosa.
    Paz à tua Alma.

    Para o António, Luís e Susete, eu, a minha mulher Hermínia e a minha filha Cláudia enviamos as nossas mais sentidas condolências.

    Américo Casimiro, 15 de Maio de 2013, 13:30.

  12. A Família Castanheira as minhas condolências !Aos Amigos de Soito De Soito Da Ruiva uma Palavra de Conforto,pois Perderam uma Grande Amiga!Fica a Lembrança de uma Grande Mulher!Rosa Castanheira jamais será esquecida.PAZ A SUA ALMA!

    Teresa Barroso, 15 de Maio de 2013, 13:48.

  13. Em meu nome pessoal, em nome do do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, em nome de todos os familiares e amigos de Sobral Gordo, deixo o meu mais sincero abraço a toda a família Soitaruvense, muito particularmente à família Castanheira.
    Foi com muita tristeza que recebi a notícia, tinha por a Rosa a maior estima e admiração.
    Que os Anjos a recebam no Céu e a levem à presença do Senhor.
    Sob o Esplendor da Luz Perpétua, que descanse em Paz.
    Odete Francisco

    Odete, 15 de Maio de 2013, 18:33.

  14. Foi com grande pesar que soube que amiga Rosa nos tinha deixado,sem duvida uma grande SENHORA ,por quem sempre tiva grande admiração , e uma grande perda para a familia soitoruivense,
    A toda a familia ,mas muito em especial ao meu bom amigo Castanheira,seu filho e nora envio os meus mais sentidos pesamos,e que sua alma descanse em paz,e esteja seguindo no melhor caminho,aos seus mais entes queridos envio um abraço de sincera amizade

    Mário Tavares, 15 de Maio de 2013, 20:35.

  15. prima é com grande tristeza e sofrimento, que acabo de lêr esta triste noticia,infelismente eu nem sabia que estavas internada, por isso foi um grande choque. Nem sequer fui a tempo do teu funeral. Perdoa-me por esta falha, mas estarás sempre no meu coração, descansa em paz. as minhas mais sentidas condolências. força e coragem para o castanheira, o luis, a suzete e a maria. da prima Bela, do primo Rui Barradas e dos filhos.. FORÇA.

    prima bela,rui barradas e filhos, 16 de Maio de 2013, 9:35.

  16. A Rosa Castanheira foi a primeira pessoa que nos cativou (à minha família e a mim) em Soito da Ruiva. Foi ela que deu o primeiro passo, quebrou aquele gelo inicial e nos encantou. A partir daí muita coisa aconteceu, nomeadamente, a linha de autocarro e esta página onde a estamos a homenagear. É, por isso, de forma muito sentida que sentimos a sua partida.
    Fica-nos a certeza que a sua alma descansa em Paz.
    Álvaro Costa

    Álvaro Costa, 16 de Maio de 2013, 10:51.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.