O ‘Mossa’ pintou o galo … e fez muito mais

Monte Frio, 13 Março 2012

As obras do miradouro no Largo do Outeiro avançam em bom ritmo. O piso, construído em lajes de xisto, está todo colocado. O espaço está a ficar muito bonito e o povo mostra-se agradado com o bom trabalho executado pelo pessoal da Junta de Freguesia da Benfeita. A promessa do presidente da câmara está a concretizar-se. E o Monte Frio a valorizar-se como ponto de paragem obrigatória no circuito turístico do concelho de Arganil. Ou, mais propriamente, no circuito do Açor, como é descrito no novo mapa turístico editado pelo município, intitulado «Arganil – à descoberta da natureza», uma publicação muito bem concebida, que foi largamente difundida na recente Feira Internacional de Turismo, realizada em Lisboa. Para nosso orgulho, lá está o Monte Frio, em destaque, com seu miradouro, casa de convívio e capelinha histórica referenciados.

Entretanto, podemos também informar que os acabamentos do Salão Social estão praticamente concluídos. Logo depois será a hora de se avançar para a construção da esplanada contígua, esta da exclusiva responsabilidade da Comissão de Melhoramentos. Quer isto dizer que o custo desta obra, na ordem dos quinze mil euros, terão de ser angariados na generosidade dos nossos conterrâneos e amigos. A propósito refira-se que também o coreto da festa está a pedir uma pintura. Coisa pouca, nada que a boa vontade dos montefrienses não consiga resolver no imediato. Por exemplo, o galo metálico que encimava a cobertura do coreto, e que foi danificado por irresponsáveis chumbadas, já foi devidamente reparado e pintado. Está bonito, pronto para voltar a ser colocado no seu posto de catavento, qual sentinela altaneira, a vigiar as movimentações na aldeia. Foi o nosso conterrâneo António Carlos Ribeiro, o ‘Mossa’, dedicado dirigente da coletividade, grande bairrista, sempre pronto a colaborar, com ideias e iniciativas, quem se encarregou de pintar o galo. Mas não é por isso que aqui lhe transmitimos o nosso agradecimento. É que o ‘Mossa’, para além da generosidade no peditório, ofereceu um aparelho de televisão, tamanho gigante, para ser instalado no novo Salão Social. A CMMF agradece, tanto mais sabendo da dificuldade que o tempo de crise lhe impõe. Na recordação do seu saudoso pai, o lendário António ‘Mossa’, rapaz da minha criação (tão cedo nos deixou), protagonista de inúmeras cenas do memorial do Monte Frio, aproveito para elogiar o bairrismo do seu descendente, digno sucessor dos avós Zé Ribeiro e Mário Escatamuja, na demonstração do amor e dedicação à terra. Aliás, foi em memória destes que em tempos, o António Carlos ofereceu um jogo de matraquilhos para a Sala de Convívio. E quem pode esquecer os três anos (2000/01/02) em que ele comandou uma famosa equipa de mordomos, nas mais espetaculares festas de Monte Frio, englobando a novidade de uma fantástica e inesquecível sessão de fogo-de-artifício e de fogo preso? Também ao ‘Mossa’ se deve a colocação do relógio eletrónico na torre da capela, resolvendo definitivamente o eterno problema de se arranjar quem desse corda ao relógio (de pesos). Também foi por sua iniciativa que a CMMF instalou na Casa de Convívio uma antena parabólica, incluindo o canal da Sport TV. O ‘Mossa’ é dos válidos. Devíamos-lhe este reconhecimento.

Por uma questão sentimental, o António Carlos seguiu as pisadas do falecido pai e montou negócio numa moderna oficina de reparação de automóveis. É a «Clínica Automóvel», situada na Rua Cidade do Lobito, Lote A, Bairro de Angola, em Camarate, onde atende os amigos pessoalmente ou pelo telefone 219 480 246. Circunstâncias da vida têm ultimamente obstado a que visite mais vezes a nossa terra. E não pode ser. Porque é dos tais bairristas que dão tudo em prol da coletivo. E o Monte Frio precisa de gente desta, com dinâmica, trabalho e empreendedorismo.

V. C.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.