GDCSR a cantar as Janeiras em Almada

Soito da Ruiva, 09 Janeiro 2011

Conforme anunciado neste site, o GDCSR cantou as Janeiras em Almada, concelho que acolheu os nossos antepassados quando procuraram uma vida melhor e onde ainda hoje residem um grande numero de oriundos da nossa terra – o concelho de Arganil.

No dia 6 de Janeiro o GDCSR foi recebido pela Junta de Freguesia da Cova da Piedade, na Cooperativa Piedense, onde o Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Ricardo Louça acolheu todos os grupos presentes.

Cada grupo cantou dois temas, a maioria relacionados com as Janeiras e o GDCSR foi surpreendido, pelos grandes amigos do grupo Comtradições, com um tema dedicado ao Soito da Ruiva. No final os cinco acordeonistas foram convidados pelo Dr. Ricardo Louça a tocar um tema em conjunto e viveu-se um momento muito interessante de partilha musical, em que todos os grupos cantaram juntos “Vamos Cantar as Janeiras” de Zeca Afonso.

No final foi servida uma Ceia de Reis a todos os presentes com uma mesa muito bem recheada.

Ontem, dia 8 de Janeiro, Sábado, o GDCSR cantou as Janeiras no Solar dos Zagallos. Sendo já uma tradição com mais de uma década, a Sra. D. Emilia de Sousa, com uma simpatia exemplar,  recebe no Solar todos os grupos culturais sediados no concelho de Almada. A noite era de chuva e um pouco de frio mas o ambiente sempre caloroso, transforma esta noite num ambiente muito agradável em que o GDCSR tem um prazer enorme em participar. No final de cada actuação, e como habitual, cada grupo tinha à sua espera, uma mesa de Reis  numa das salas do Solar.

Esperamos que Almada mantenha sempre viva esta tradição.

As fotos em baixo são da autoria do amigo  Rouxinol de Pomares, presente no Solar ds Zagallos.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.