10º Aniversário do GDC Soito da Ruiva

Soito da Ruiva, 19 Julho 2010

Num dia histórico para Soito da Ruiva, com a reportagem sobre as Aldeias de Memória a passar na RTP,  o GDC Soito da Ruiva marcava também na sua história, a comemoração do seu 10º aniversário com o lançamento do seu 2º CD.

Muitos foram os amigos que, respondendo ao convite, compareceram na sede do Clube Desportivo e Recreativo da Ramalha em Almada, proporcionando uma grande noite de convívio e amizade. Como previsto foi servido um lanche “ajantarado” em self-service e ao mesmo tempo, o Grupo de Danças e Cantares brindava os presentes com algumas “modinhas” do novo Cd. Logo após a entrada do grupo na sala, procedeu-se ao lançamento do CD, efectuada pelo elemento mais idoso e pelo mais novo do GDCSR. Assim sendo Manuel Grácio Francisco de 80 anos e Madalena de 7, mostravam pela primeira vez ao público o 2º Cd do GDCSR. Durante o certame agradeceu-se a presença dos amigos e o apoio que tem prestado ao grupo ao longo destes 10 anos. Na impossibilidade de estarem presentes, o Sr. Amândio Diniz (Presidente da Junta de Freguesia de Pomares) e em representação da Câmara Municipal de Arganil, o Vereador Dr. António Cardoso, enviaram mensagens de incentivo e apoio e as felicitações por este aniversário. Destacam-se as presenças de grandes amigos, entre eles: Dr. Miguel Ventura,  em representação da ADIBER (que se deslocou propositadamente de Arganil), Maria David, responsável pelo departamento da cultura da Junta de Freguesia da Cova da Piedade, Jorge Miguel, da JMProduções produtora do CD, António Fancisco, presidente da Casa da Comarca de Arganil, Maria do Céu Andrade, em representação da Liga dos Amigos da Barroja, João Carvalho, presidente da Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro, António Silva (Rouxinol de Pomares), o Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo e  o grupo Comtradições da Cova da Piedade.

Depois da actuação do grupo e de algumas palavras próprias destes momentos, seguiu-se o baile animado pelo grupo Trio d’Orange.

O GDC Soito da Ruiva agradece a todos quantos partilharam este momento, dirigindo palavras de incentivo e amizade.

7 comentários para “10º Aniversário do GDC Soito da Ruiva”

  1. Parabéns por mais este grandioso feito.
    O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva é o exemplo da determinação e coragem da gente serrana.
    Que Deus vos dê sempre esta determinação, força, coragem e muita saúde.
    Um abraço do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo.
    Odete Francisco.

    Odete, 19 de Julho de 2010, 9:48.

  2. Sem querer ser repetitivo, mais uma vez, em meu nome pessoal e em nome da Liga dos Amigos de Barroja da qual me digno ser o humilde presidente da direcção, desejo as maiores felicidades e sucesso na vossa caminhada pela divulgação da freguesia de Pomares e do Concelho de Arganil.

    Tendo como exemplo este espantoso “site”, Aldeias de Memória, porque não dar inicio a um novo intitulado “Ranchos de Memória” onde todos os ranchos poderão divulgar as suas actividades e dar a conhecer a cultura e os costumes musicais do Cncelho de Arganil ?

    Fica o repto para quem de direito!

    Ai se a Barroja tivesse um dia hipotese de exercer esta actividade (refiro-me claro está a “possuir” um rancho).

    Em todo o caso, estarei sempre disponivel para, dentro das possibilidades, colaborar para a divulgação da Cultura do nosso Concelho!

    Bem hajam Amigos do Soito da Ruiva, neste caso especifico, e todos os outros que existem, nomeadamente o Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo, pois são os dignos representantes da Freguesia de Pomares.

    Um abraço Amigo , pois já é sobejamente conhecida a frase:

    “A Amizade não se agradece. Retribui-se!”

    Vitor Andrade, 19 de Julho de 2010, 13:55.

  3. Como estive presente no dia 17-07-2010,a convite de alguns elementosdo grupo,especialmente o Carlos Grácio e sua esposa Fernanda Maria,que gentilmente me cederam transporte gratuito,quero demonstrar o meu apreço, e ao GDC do Soito da Ruiva,mais uma vez dar os parabéns,não só pela organizaçãoe boa convivência,mas muito em especial pelo 10º aniversário deste bonito grupo administrado pela sua Presidente,Dª.Teresa Simões,como a todos os elementos que dele fazem parte,pelo seu esforço depois de um dia de trabalho árduo,arranjam tempo para se manterem unidos,é bonito ver o afinco que têm em manter e divulgar,a quem não conhece os usos e costumes das aldeias serranas do nosso Portugal.
    Quero saudar-vos também pelo vosso 2º CD, que está realmente bem apresentado,já o ouvi e aconselho a todos que puderem a sua compra.Continuem amigos,e que o nosso protector vos de saude e forças para seguirem em frente,gostava de salientar alguns de vós mas não é minha intenção melindrar alguém,todos para mim , são pessoas de grande denodo. UM ABRAÇO DO MIKE TANGO.

    Mário Tavares, 20 de Julho de 2010, 20:00.

  4. Sempre convosco, parabéns e as melhoras rápidas dos doentes. Abraços.

    Manuel Campos Mendes, 21 de Julho de 2010, 19:45.

  5. Caros colegas artistas
    Não é por acaso que o lançamento dos vossos CD’s se saldou por um rotundo sucesso. E podem alguns perguntar o porquê destes êxitos. A resposta não é difícil e está à vista daqueles que convosco têm a sorte de lidar mais perto.
    É que, para além da excelência da música de divulgação da vossa linda e querida terra, vocês são casos únicos. Em quê? Na vossa simpatia, que é contagiante e, afiançamos, não gostaríamos de perder.
    Assim não é difícil granjear amigos. Aliás, o grupo “Comtradições” tem um enorme orgulho em ter-vos como “afilhados”. Enfim, somos uns privilegiados!
    Um grande abraço em nome do grupo “Comtradições” e, já agora, venha de lá o terceiro.
    Carlos Correia, 21 de Julho de 2010

    Grupo "Comtradições", 21 de Julho de 2010, 22:57.

  6. Já tinha passado por aqui, mas não tinha deixado o devido comentário. A festa foi linda e o CD já o ouvi várias vezes e especialmente o “fado” está excelente. Para a próxima, o DVD, convosco a dançar seria a cereja em cima do bolo.
    Aqui vai um abraço a todos e até dia 15 de Agosto.
    António Manuel Silva

    António Manuel Silva (Rouxinol de Pomares), 23 de Julho de 2010, 19:27.

  7. Boas Noites Senhor Rouxinol
    Ao passar por si, nesta “vereda”, deixe-me dizer-lhe, que a alma do GDCSR se enche de enlevo com o seu comentário, e que se as artrozes, se mantiverem nos níveis actuais, o “seria” passará a ser SERÁ !!
    Senhor Rouxinol retribuo AQUELE ABRAÇO e se não for antes….. até “ò” 15 de Agosto.

    vizinho da pôuchana, 25 de Julho de 2010, 23:55.

Comentar

Quero ser notificado por email aquando de novos comentários.