Os alimentos e as suas tradições

O milho servia para as galinhas, para moer, para fazer farinha. Íamos ao moleiro com o milho. O moleiro moía, depois fazia farinha. Depois fazíamos carolos. O milho era para muita coisa. O moleiro era um senhor que se chamava senhor Armando. Ainda é vivo e ainda mói mas agora já mói pouco porque está tudo abandonado às silvas. Em minha casa fazíamos pouco pão. Era mais broa de milho. Fiz muita.

A gente peneirava a farinha para uma gamela e depois amassávamos com água morna. E tínhamos que fazer um crescente de um dia para o outro. Amassava-se e depois estava até levedar. Depois íamos pôr o lume ao forno e depois púnhamos a broa para dentro do forno.

Nem toda a gente tinha forno. A gente ia aos fornos das outras pessoas. Pedíamos e íamos lá cozer. Às vezes juntávamo-nos mais que uma a cozer. Conforme a quantidade. Para distinguir umas punham umas carumas, outras punham uns beliscos quando estavam a pôr para o forno. Punham conforme queriam. Faziam uns sinais.

Com o leite das ovelhas fazia o queijo. Eu ainda fiz alguns. A gente amornava um bocado o leite, depois punha-lhe, dizia que era o cardo, que a gente fazia num pano. E ia aquele molho do cardo, e depois púnhamos umas tantas horas até que ele coalhasse. Depois tínhamos umas enchedeiras e a gente ia pondo para lá, ia calcando, e era assim a vida. No fim ainda fazíamos com aquele, chamavam o leite de soro, requeijões.

Agora já não me recorda bem mas acho que tínhamos às vezes cinco, seis e sete ovelhas era conforme. A gente vendia a lã a um senhor que também já morreu e às vezes trazíamos no valor da lã uma manta ou assim. Era vendida ao peso. E depois se dava para trazermos uma manta trazíamos, se não desse trazíamos o dinheiro.

Tigelada é um doce que fazem com os ovos. A gente bate os ovos, o açúcar, depois leva leite. Depois pomos nuns tachos de barro e vai ao forno ou onde a gente quiser pôr. O arroz-doce é arroz, põe-se a cozer e daí a um bocado põe-se o leite e o açúcar. Deixa-se apurar e depois põe-se em travessas ou pratos. Polvilham com canela e é assim.