As festas da Benfeita

O oráculo da igreja é a Santa Cecília, eu até nasci nesse dia. Mas eu não sei bem explicar-lhe se é aqui a Senhora da Assunção é que é a padroeira porque foi a primeira igreja da Benfeita. Já é do século XVI.

A festa é no dia 15 de Agosto. Antigamente, era um bocadinho diferente do que é hoje. Era a única distracção que havia, era a festa. Então chegou a haver alguns anos de haver duas músicas, mas já não é da minha lembrança. Duas bandas de música. Vinham na véspera, a música e depois era tocar por aí e faziam à tarde uma cerimónia qualquer na igreja, percorriam as ruas.

Ao outro dia, era conforme a orientação do pároco. Havia a missa pela manhã, depois o almoço, depois de tarde iam para o largo, a música a tocar e o povo a dançar e prolongava-se até à meia noite, uma hora, o arraial. Naquele tempo era assim.

A luz, a electricidade não havia, havia um candeeiro muito grande de carbureto que punham no centro do largo e ali brincavam e tocavam e dançavam. E era assim.

Havia aquelas cerimónias religiosas como ainda hoje há: missa e procissão, comunhão das pessoas que querem, e era assim.

Agora também é mais ou menos isso, talvez um pouco mas simplificada. As bandas de música hoje já não querem estar a tocar. Esta rapaziada nova já não vai nisso. A banda de música chega pela manhã, a partir normalmente das nove horas mais ou menos, percorre as ruas da povoação, uma marcha qualquer e depois segue-se a festa de igreja que é a comunhão das crianças, quando há. Agora tem havido poucas porque não há crianças e então há aquela cerimónia de igreja. Depois segue-se a procissão, depois é o leilão das fogaças, há pessoas que oferecem por devoção, prometem uma coisa qualquer à Santa, depois fazem o leilão antes do almoço. Vão almoçar, a música ainda toca ali um bocadinho e vão-se embora.

E agora são os conjuntos, que noutro tempo não havia. Vem para aí um conjunto fazer barulho toda a noite, ao outro dia também fazem. Até costumam fazer no dia seguinte uma sardinhada. Vão para lá limpar umas caixas de sardinha e a malta assa e bebe uns copos e assim passa. Mas agora já na véspera também costumam fazer, fazem assim umas brincadeiras quaisquer. Trazem um conjunto, fazem um arraialzinho e divertem-se assim.